Ecossistema

Dia nacional do Mel: programa Bem Viver aborda nutrição, trabalho e desafios

O mel é uma substância natural obtida a partir do néctar das flores e de excreções das abelhas

Ouça o áudio:

Além de ser um ótimo adoçante natural, este alimento dispõe de ação antimicrobiana - Pixabay
Mel é considerado o único doce que contém sais minerais e vitaminas fundamentais

O programa Bem Viver desta quarta-feira (17) adentra a celebração do Dia Nacional do Mel destacando os benefícios nutritivos e facilidade de acesso a este adoçante natural.

Por outro lado, a edição aborda os impactos da contaminação de agrotóxicos em cursos d'água pelo país. Com esta realidade, podemos estar bebendo veneno ao consumir um copo de água. 

:: Além dos benefícios para a saúde, o mel é uma boa opção para comercialização ::

No tema da política de saúde, o Bem Viver apresenta o novo Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Ele concedeu declarações sobre medicamentos sem eficácia comprovada que repercutiram para a comunidade científica.

O programa também alerta que a partir do próximo mês a chamada Lei da Cadeirinha vai se alterada e se tornar mais rígida para o transporte de crianças. A mudança no código de trânsito mexe também na condução feita em motocicletas.  

Doce nutritivo

Você já ouviu falar em insetos sociais? Na ecologia, abelhas, formigas e cupins estão nessa categoria. Essa terminologia é decorrente da organização específica e disciplina desses pequenos seres vivos em prol da produção de seu alimento e subsistência.

:: Radinho BdF: por que as abelhas são tão importantes para a vida humana? ::

Para as abelhas, a organização da colmeia é sempre semelhante, apesar da variedade de espécies, tendo operárias com e sem ferrão.   

Um referência na meliponicultura - a prática de criação de abelhas - está no trabalho coletivo realizado na Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns, localizada no Pará. A experiência é feita de forma racional, com abelhas sem ferrão.

:: Com estudos frágeis, governo do PR apoia barrar rios para instalar hidrelétricas ::

Ronaldo Farias, conhecido também como Irara, é um dos meliponicultores da Resex que, para aumentar a oferta de alimentos às abelhas, está reflorestando as áreas próximas aos meliponários.

“Eu continuo plantando árvores perto delas, que dão as flores, que é para elas se manterem no sustento delas. É o foco que eu tenho, de ajudar elas e elas me ajudarem”, explica Ronaldo. 

Ecologia

O trabalho das abelhas e também dos meliponicultores simboliza os conceitos da ecologia em prol da saúde humana e da preservação da natureza. Entretanto, a bióloga Kaline Melo ressalta que nem todas as pessoas estão interessadas em desenvolver uma relação harmônica com o meio ambiente.

Kaline é pesquisadora de pós-doutorado no departamento de Ecologia da Universidade de São Paulo (USP) e afirma que os agrotóxicos impactam de forma irreversível a ecologia dos rios. A poluição dos venenos, destaca a bióloga, pode afetar até mesmo a água consumida por habitantes das grandes metrópoles mais distantes das área de pulverização. 

Mais um ministro... 

Quantos ministros da Saúde já passaram pela gestão do presidente Jair Bolsonaro (sem partido)?

Saiba mais: Após nove meses com general, Brasil volta a ter um médico como ministro da Saúde

O governo federal anunciou Marcelo Queiroga como novo líder da pasta da Saúde na última segunda-feira (15). Embora já tenha se vacinado contra a covid-19, Queiroga deu declarações sobre o uso de remédios sem eficácia comprovada para tratar infecção por coronavírus. O anúncio repercutiu na comunidade científica. 

:: Covid: entenda como Inglaterra derrubou taxa de contágio após terceiro lockdown ::

Leis de trânsito

Quem costuma transportar crianças de carro ou moto deve ficar de olho nas mudanças do código de trânsito. As regras para o uso de cadeirinha de segurança mudam e passam a ficar mais rígidas a partir de abril deste ano. A idade para garupa em motocicleetas também mudou.

Para quem descumprir as recomendações, a punição será uma multa considerada como gravíssima no valor de R$ 293,47, além de 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Produção da Rádio Brasil de Fato vai ao ar de segunda a sexta-feira / Brasil de Fato / Bem Viver

Sintonize

O programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Palermo (SP); Rádio Cantareira (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG), Rádio Pife, de Brasília (DF), Rádio Cidade, de João Pessoa (PB), Rádio Palermo (SP), Rádio Torres Cidade (RS) e Rádio Cantareira (SP).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas: SpotifyGoogle PodcastsItunesPocket Casts e Deezer.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Edição: Daniel Lamir