HOMENAGEM

Joaquín Piñero: dirigente do MST passa a nomear fazenda pública em Maricá (RJ)

Desapropriada, fazenda será sede de curso em agroecologia além de projetos de incentivo à produção no campo

Rio de Janeiro | Brasil de Fato (RJ) |

Ouça o áudio:

A homenagem é um reconhecimento por todo o trabalho que Joaquín realizou ao longo dos últimos anos em parceria com a Prefeitura de Maricá - Pablo Vergara/ Coletivo de Comunicação MST-RJ

Como uma das homenagens após seu falecimento, na última sexta-feira (12), o dirigente do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) Joaquín Piñero passou a nomear a antiga Fazenda Pública Ibiaci - que agora se chama Fazenda Valquimar Reis Fernandes (Joaquín Piñero), nomes de batismo e de escolha do militante. A fazenda é localizada no bairro do Espraiado, região serrana da cidade de Maricá, no Rio de Janeiro. 

A renomeação do local aconteceu a partir de decreto municipal, assinado pelo prefeito Fabiano Horta (PT). O anúncio e a inauguração da placa com novo nome da fazenda aconteceram durante uma emocionada cerimônia de despedida do dirigente no último sábado (13). Joaquín faleceu após um ano de luta contra um severo câncer e deixou a companheira Karla e suas duas filhas, Anahí e Yara. 

Leia mais: Joaquín Piñero: sempre atento às despedidas, hoje é ele quem se despede

A escolha por homenagear o dirigente colocando seu nome na fazenda é um reconhecimento por todo o trabalho que realizou ao longo dos últimos anos em parceria com a Prefeitura de Maricá, como avalia o dirigente do MST, João Pedro Stédile.


A renomeação da fazenda aconteceu durante uma emocionada cerimônia de despedida do dirigente no último sábado (13) / Pablo Vergara/ Coletivo de Comunicação MST-RJ

“Durante toda a sua trajetória como militante e dirigente do MST, o Joaquín foi sempre muito querido, tanto pela lucidez política que tinha, quanto pela militância permanente de compromisso com nosso povo. As missões políticas que ele recebeu foram agraciadas por seu jeito particular, do otimismo, da alegria, do sorriso e de manter viva a cultura popular da música, do samba e do gosto pelo futebol. Agradeço novamente em nome de toda militância a homenagem a ele. Ela é mais que um nome, vai perenizar sua contribuição e sua visão de mundo para todos os militantes e as pessoas que passarem por lá”, afirma. 
 
De acordo com o secretário de Comunicação de Maricá, Márcio Jardim, Joaquín foi um grande entusiasta para o desenvolvimento de uma política municipal de agroecologia.  
 
“Maricá é hoje uma grande referência nacional de uma cidade de direitos, de inclusão social, de sonhos. E Joaquín era um sonhador. Mas o sonho só não lhe bastava. Ele era um lutador incansável na busca de materializar seus sonhos. Maricá o acolheu com o afeto generoso de quem sabia ter abraçado um dos seus melhores filhos que não era deste lugar, Joaquín era do mundo. E fará falta. Seu exemplo de luta e grandeza revolucionária habitará nestas terras para sempre”, conta.

:: Joaquin Piñero provou que o sonho da comunicação popular é possível ::
 
A fazenda

Com uma área total de 200 hectares, a agora Fazenda Joaquín Piñero pertence ao município de Maricá desde 2018, quando foi desapropriada. De acordo com o Secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca do município, Julio Carolino, os objetivos da prefeitura com a desapropriação foram impedir que o local se tornasse mais um condomínio fechado e também dar sequência aos projetos de estímulo à retomada da produção agrícola na cidade. 

“Historicamente, Maricá foi uma cidade com forte produção agrícola e pecuária, no entanto, nos últimos anos, com aumento da especulação imobiliária, isso foi se transformando e essas atividades foram sendo deixadas de lado pela população. Queremos retomar essa característica da nossa cidade”, explica. 

:: Em cerimônia emocionada, MST celebra vida e luta de Joaquín Piñero ::

A sede da fazenda, construída há cerca de 30 anos com material e inspiração em fazendas históricas de Minas Gerais e que seria demolida para a construção do condomínio, vai passar a abrigar em breve um curso profissionalizante em agroecologia para estudantes da rede pública de ensino de Maricá.


A sede da fazenda, construída há cerca de 30 anos / Pablo Vergara/ Coletivo de Comunicação MST-RJ

 

“Nosso campo está muito envelhecido. Os jovens acabaram saindo para trabalhar fora e não retornaram. Por isso, precisamos capacitar essa juventude para voltar ao campo e utilizar técnicas modernas, de modo de produção do plantio sem veneno”, complementa o secretário. 

Agroecologia

Além de comportar estruturas para auxiliar o ensino dos jovens, como áreas de plantio e um capril (para criação de cabras), a área fértil da fazenda será dividida em unidades de produção para moradores do município. A ideia é que essa parte do projeto atenda às famílias do campo, que têm aptidão para produzir, mas não conseguem porque não têm um pedaço de terra. 

“O Joaquín esteve envolvido desde o início do projeto, dialogando, dando sugestões aos companheiros da prefeitura. Sempre respeitando o protagonismo do poder público, mas envolvendo os movimentos e a visão das necessidades populares. Lembro que logo após a desapropriação estive com ele e estava particularmente feliz, porque via no projeto a materialização de nossos sonhos de como ir construindo a reforma agrária popular”, complementa Stédile.


A inspiração para um dos projetos que será colocado em prática na fazenda veio da Unidade Agroecológica em parceria com MST já desenvolvida na cidade / Pablo Vergara/ Coletivo de Comunicação MST-RJ

A inspiração para esse projeto veio de outro, já colocado em prática no município, em parceria com a Cooperar, cooperativa do MST instalada na cidade, chamado de Unidade Agroecológica. Desde 2017, a unidade é estruturada no bairro Manu Manuela e consiste em um terreno destinado à produção de diversos alimentos e hortaliças com método de plantio e manejo agroecológico. 

Hoje, a Fazenda Joaquín Piñero já conta com um apiário municipal. Também uma outra parceria com a Cooperar, produz no local hortaliças e alimentos, como aipim, abóbora e milho. Toda a produção é distribuída para merenda escolar e hospitais municipais.

Edição: Rebeca Cavalcante