SINTONIZE

Radinho BdF acompanha a mudança das estações do ano e dedica edição ao outono

Escute e descubra porquê a vegetação varia conforme as mudanças climáticas

Ouça o áudio:

As folhas caem e cobrem o solo com matéria orgânica, o que permite o desenvolvimento de musgos (em verde). - Pixabay
A primeira coisa que eu lembro quando falam do outono, são as folhas caindo das árvores.

O Radinho BdF desta quarta-feira (17) está sintonizado nos padrões climáticos para falar sobre o outono. São quatro as estações: outono, que se inicia neste sábado (20), o inverno (21 de junho), a primavera (22 de setembro) e o verão (21 de dezembro), que motiva muitas famílias a visitar a praia no réveillon.

Mas o que vem na sua cabeça quando você pensa na estação que estamos entrando no próximo sábado?

“A primeira coisa que eu lembro quando falam do outono, são as folhas caindo das árvores” afirma Enzo Silva, 8 anos, morador da cidade de São Paulo.

As plantas, assim como nós, humanos, são seres vivos. Da mesma forma que vestimos um casaco para se proteger do frio do inverno, ou então colocamos uma roupa leve para aliviar o calor do verão, as espécies vegetais também reagem às mudanças climáticas. Logo, “as folhas caem e mudam de cor: ficam bem laranjinhas e amareladas", como descreve Alice Kielwagen, 6 anos, que vive em Campinas (SP).

Com certeza, a renovação das folhas das árvores é uma das coisas que mais atrai atenção para essa estação do ano. Portanto, o biólogo Rafael Spósito explica como e porquê acontece este fenômeno.

Além da queda das folhas que ocorre em algumas regiões, o outono é capaz de tornar os dias um pouco mais longos, no começo da temporada. Ao fim, são as noites que parecem durar mais. Esse fato curioso se dá em decorrência da rotação do planeta Terra ao redor do sol.

E que tal imaginar como seria essa estação do ano, se ela fosse uma música?

Foi essa reflexão que levou o músico Antonio Vivaldi a compor, em 1723, uma das mais icônicas músicas da Itália: Le Quattro Stagioni, conhecida em português, como As Quatro Estações. Além dessa composição clássica, existem muitas outras canções sobre as variações climáticas anuais. Uma delas, cantada pela Gabriela Dias, de 8 anos, também de São Paulo, diz assim: “quando chega o outono, voa a andorinha! Parte para o sul, para a nova casinha!”

O que você acha de entrar no clima musical e brincar de compor uma música com ritmos feitos com seu próprio corpo? Marina Siqueira, integrante do Instituto Brincante, irá conduzir este desafio.

A edição conta também com uma história sobre a Fada do Outono, narrada por Márcia Marçal. E ainda, o Plantão Ciranda Cirandinha traz o balanço de notícias da semana para você saber o que está acontecendo nesse mês de março e quais são suas outras celebrações.

radinho-bdf_podcast_4.png
Toda quarta-feira, uma nova edição do programa estará disponível nas plataformas digitais. / Brasil de Fato / Campanha Radinho BdF

Sintonize

O programa Radinho BdF vai ao ar às quartas-feiras, das 9h às 9h30, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista. A edição também é transmitida na Rádio Brasil de Fato, às 9h, que pode ser ouvida no site do BdF.

Em diferentes dias e horários, o programa também é transmitido na Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), e na Rádio Terra HD 95,3 FM.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o Radinho BdF de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].

Edição: Michele Carvalho