Dia de Luta

Pela vida: paralisação geral de trabalhadores é destaque do Programa Bem Viver

Chamada de lockdown da classe trabalha, ação é uma iniciativa do Fórum da Centrais Sindicais e acontece no dia 24

Ouça o áudio:

Trabalhadores cobram do governo medidas de proteção à vida, empregos e renda - Romeu Escanhoela/Fotos Públicas
Centrais Sindicais chamam trabalhadores a lutar pela vida

Na edição desta sexta-feira (19), o Bem Viver traz uma matéria sobre a paralisação geral de 24 horas, chamada pelo Fórum das Centrais Sindicais, para cobrar do governo de Jair Bolsonaro a compra de vacinas contra o coronavirus e a volta do auxílio emergencial no valor de R$ 600. A ação está marcada para o próximo dia 24 e propõe que todos os trabalhadores cruzem os braços para protestar em favor da vida. 

Ainda no tema da pandemia, o governo do Maranhão confirmou a compra de 4,5 milhões de doses da vacina russa Sputnik V, produzida pelo Instituto Gamaleya. A princípio, todos esses imunizantes vão ser incorporados ao Programa Nacional de Vacinação, coordenado pelo Ministério da Saúde, no entanto, o governo federal precisa demostrar interesse nesse processo. Caso isso não aconteça, essas vacinas vão ser distribuídas apenas aos maranheses. 

:: Xingu: Enquanto 320 doses vão para o lixo, governo negou vacina a indígenas na cidade ::

Alimentação Saudável 

Você também confere uma entrevista sobre um estudo feito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que avaliou o tipo de alimentação que as crianças estão tendo. No levantamento, foi constatado que o aluno de escolas particulares consome mais produtos ultraprocessados, do que os estudantes que frequentam a rede pública de ensino. Outra conclusão é que jovens com hábitos saudáveis consomem menos bebidas açucaradas. 

:: Projeto estimula alimentação saudável nas escolas para combater obesidade infantil ::

Celebração

E para marcar o Dia Mundial do Artesão, comemorado em 19 de março, o programa apresenta uma bela matéria sobre as paneleiras de Goiabeira, bairro da cidade de Vitória (ES). Essas artesãs e artesãos detém um conhecimento secular de fabricar panelas partir do barro. 

:: Artesãos de Icoaraci, no Pará, perdem renda e relatam desamparo na pandemia ::

Lançamento

A edição traz em primeira mão a nova música de Zeca Baleiro, em parceria com os artistas Rita Benneditto e Joãozinho Ribeiro, intitulada "Com o Afeto das Canções", que traz uma mensagem de esperança e liberdade. 


Produção da Rádio Brasil de Fato vai ao ar de segunda a sexta-feira / Brasil de Fato / Bem Viver

Sintonize

O programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Palermo (SP); Rádio Cantareira (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG), Rádio Pife, de Brasília (DF), Rádio Cidade, de João Pessoa (PB), Rádio Palermo (SP), Rádio Torres Cidade (RS) e Rádio Cantareira (SP).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas: SpotifyGoogle PodcastsItunesPocket Casts e Deezer.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Edição: Michele Carvalho