Em primeira mão

Confira lançamento inédito de Zeca Baleiro no programa Bem Viver

Conheça também o saber secular das Paneleiras de Goiabeiras e uma entrevista sobre alimentação escolar

Ouça o áudio:

Zeca Baleiro ainda vê luz em processos coletivos no pós-pandemia - Divulgação/Redes
A música foi criada a partir de troca de mensagens pela rede social WhatsApp

Além das informações e opiniões compartilhadas, o Bem Viver de sexta-feira (19) aumenta o volume para uma música que acabou de "sair do forno". 

O programa apresenta, em primeira mão, a música "Com Afeto das Canções", composta por Joãozinho Ribeiro, a partir das trocas de mensagens por WhatsApp com Zeca Baleiro e Rita Benneditto, todos artistas maranhenses. 

Paneleiras de Goiabeiras 

As conhecidas Paneleiras de Goiabeiras fabricam artesanalmente panelas de barro e mantêm uma prática ancestral. Este conhecimento surgiu no bairro de Goiabeiras, em Vitória (ES).

O saber foi o primeiro bem cultural imaterial registrado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), em 2002.

O barro, matéria prima das panelas, é extraído do Vale do Mulembá, região de manguezais próxima ao bairro de Goiabeiras. Durante o processo, o material é amassado com os pés para, posteriormente,  ser moldado com as mãos e ganhar o formato de panela.

Alimentação escolar

Um levantamento da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) apontou que quem estuda em escolas particulares consome mais alimentos ultraprocessados quando comparados com o cardápio das escolas públicas.

O estudo apontou a importância do Programa Nacional de Alimentar Escolar (PNAE) na proteção da segurança alimentar do público discente das escolas públicas.

"Esperamos que as pessoas - e principalmente os adolescentes - tenham um consumo maior de alimentos in natura, minimamente processados, sem agrotóxicos, provenientes da agricultura familiar. Mas não foi o que encontramos nos resultados", revela Larissa Loures, coordenadora do levantamento.  

A pesquisa foi realizada pelo Grupo de Estudos, Pesquisas e Práticas em Ambiente Alimentar e Saúde, do Departamento de Nutrição da UFMG.

Zeca Baleiro

E para fechar o programa, Bem Viver traz também o lançamento da música "Com Afeto das Canções", um parceria de Zeca Baleiro com os artistas Rita Benneditto e Joãozinho Ribeiro.

A música foi criada a partir de troca de mensagens pela rede social WhatsApp. A letra foi composta por Joãozinho Ribeiro e traz uma mensagem de esperança e liberdade.   

Edição: Daniel Lamir