mais uma

Cuba aprova início de 3ª fase de testes da Abdala, outra vacina da ilha contra covid

Imunizante é um dos cinco projetos em desenvolvimento e será testado em 48 mil voluntários; Soberana 2 também já entrou

|
Cuba é o único país da América Latina a desenvolver uma vacina própria contra a covid-19. - Minsap Cuba

O Centro de Controle Estatal de Medicamentos, Equipamentos e Dispositivos Médicos (Cecmed) de Cuba, órgão regulador do país, anunciou nesta quinta-feira (18/03) a aprovação para o início da fase final de testes clínicos de um segundo imunizante produzido pela ilha contra a covid-19. 

:: Venezuela adota tratamentos alternativos para pacientes com sequelas da covid-19 :: 

A aplicação desta etapa acontecerá em 18 áreas de saúde das províncias de Guantánamo, Santiago de Cuba e Granma. O estudo começará nos próximos dias e inclui 48 mil voluntários de 19 a 80 anos de idade.

"[A vacina] Abdala entra na linha de frente, nos aproximando da imunização em Cuba", comemorou o presidente do país,  Miguel Díaz-Canel, em sua conta no Twitter.

A vacina recebe este nome, Abdala, em homenagem a uma peça com o mesmo título escrita por José Marti, herói da independência de Cuba. “Penso mais uma vez em Fidel, que criou e adivinhou este momento. E penso em Martí, que dizia em versos: 'Amor de mãe pela Pátria'”, disse o presidente cubano.

:: Como avança a vacinação contra a covid-19 na América Latina? :: 

Assim como a Soberana 2, outra vacina cubana em desenvolvimento, o imunizante atua na proteína Spike do Sars-CoV-2, responsável pela ligação do vírus com as células humanas. O país socialista ainda desenvolve outras três vacinas contra o novo coronavírus: Soberana 01, Soberana Plus e Mambisa.