Assista

Ministério da Saúde sem comando e o autoritarismo de Bolsonaro no Tempero da Notícia

Programa com o jornalista Rodrigo Vianna traz comentários sobre os principais acontecimentos políticos desta semana

Ouça o áudio:

Rodrigo Vianna é jornalista desde 1990. Durante sua trajetória, já passou pela Folha de S. Paulo, TV Cultura, Globo e Record - Vanessa Nicolav
Convite à Ludhmila Hajjar para assumir a pasta parecia uma guinada na política até aqui, desastrosa.

No Tempero da Notícia desta semana, uma produção do Brasil de Fato, com apresentação do jornalista Rodrigo Vianna, o destaque é a troca no comando do Ministério da Saúde, que expôs ainda mais a falta de compromisso do governo federal no combate à pandemia de covid-19.

Continua após publicidade

Com o desgaste do general Eduardo Pazuello, o convite à cardiologista Ludhmila Hajjar para assumir a pasta parecia uma guinada na política, até aqui, desastrosa.

Mas segundo Vianna, a convocação era apenas mais uma armação da família Bolsonaro para contrariar o centrão, que a havia indicado. Após reunião com cara de interrogatório, a médica que é contra o tratamento precoce e favorável à vacinação em massa, passou a ser ameaçada por bolsonaristas.

No lugar dela, assume o também cardiologista, Marcelo Queiroga - esse, mais afeito aos gostos bolsonaristas. 

Outro destaque desta edição são as pesquisas eleitorais para a corrida presidencial de 2022. Em dois levantamentos realizados nesta semana, o ex-presidente Lula aparece à frente de Bolsonaro. Os números refletem a posição de antigos desafetos do petista, como Delfim Netto e Fernando Henrique Cardoso, que assumiram voto em Lula contra Bolsonaro no próximo pleito.

O jornalista lembra ainda das ameaças do governo Bolsonaro contra os críticos de sua gestão. Nesta semana, o youtuber Felipe Neto recebeu uma notícia crime, das mãos da Polícia Civil, por ferir a Lei de Segurança Nacional, ao chamar Bolsonaro de "genocida". Outras cinco pessoas foram presas em frente à Praça dos Três Poderes, por estenderem uma faixa com os mesmos dizeres. Para completar a receita de autoritarismo, 25 pessoas de Uberlândia, em Minas Gerais, foram intimidas por críticas ao presidente. 

O programa vai ao ar todo sábado, às 11h, no canal do Youtube. Com duração de 12 minutos, o Tempero da Notícia também é veiculado pela TVT em dois horários: às 10h45 aos sábados e 17h45 aos domingos.

São Paulo pode acompanhar o programa pela Rádio Brasil Atual (98,9 FM na Capital Paulista e 93,3 FM na Baixada Santista), nos mesmos horários de sábado e domingo. 

As edições também estão disponíveis nas plataformas de podcasts e podem ser escutadas no DeezerSpotifyGoogle PodcastsItunes e Pocket Casts.

Edição: José Eduardo Bernardes