SAÚDE MULHER

Não menstruo tem um ano, o que pode ser?

Síndrome dos ovários policísticos, alterações da tireoide e atividades físicas intensas podem acarretar no fenômomeno

Ouça o áudio:

Descartada a ocorrência da gravidez, se a amenorreia persistir por mais de três ciclos é necessário investigação e avaliação médicas. - Reprodução
A interrupção da ovulação pode ocorrer por fatores hormonais

Pergunta Ilda Fagundes, 38 anos, dançarina.

De forma natural, a menstruação não desce durante a gravidez, após a menopausa e, para algumas mulheres, enquanto amamentam. 

Fora dessas situações, nas mulheres que já iniciaram a menstruação, pode ocorrer a amenorreia (ausência da menstruação) quando a ovulação é interrompida por fatores hormonais resultantes de condições como:  síndrome dos ovários policísticos; alterações da tireoide; obesidade; prática de atividade física muito intensa e distúrbios alimentares como anorexia ou bulimia. 

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

Outra situação que pode levar à amenorreia é o uso de anticoncepcionais como o injetável trimestral, o oral de uso sem intervalo, os adesivos implantados na pele e o DIU hormonal. Além disso, o uso de medicamentos pode ter a amenorreia como efeito colateral, por exemplo, alguns antidepressivos e anti-hipertensivos. 

O estresse intenso também pode resultar na interrupção da menstruação. Outras situações como tumores nos ovários, útero ou na hipófise, a quimioterapia ou radioterapia, também podem levar a esse problema. Descartada a ocorrência da gravidez, se a amenorreia persistir por mais de três ciclos é necessário investigação e avaliação médicas.

Sofia Barbosa é enfermeira do Sistema Único de Saúde, Coren MG 159621

 

 

Edição: Elis Almeida