PALHAÇARIA

O Festival Palhaças do Sul terá espetáculos, oficinas, debates, cabarés e podcasts

O evento apresenta um recorte do que as mulheres estão fazendo no segmento da palhaçaria, uma arte que se espalha

No audio source provided.
Giovana presente no Festival de Palhaças | Crédito: Mauro Machado

Começou nesta segunda-feira (22) e se estende até domingo (28), de forma online, o Festival Palhaças do Sul. Trata-se de um evento que fala das ações afirmativas de mulheres para dizer que no palco e no picadeiro é também seu lugar. Um festival de palhaçaria feminina com múltiplas ações: espetáculos, oficinas, debates, cabarés, podcasts e ainda um livro registro para a posteridade, tem o objetivo de mostrar o trabalho de artistas palhaças, trocar experiências e discutir as implicações de gênero na máscara e nas relações sociais entre artistas e comunidade. 

No corpo técnico e artístico a prioridade na escolha de profissionais é de mulheres para todas as funções necessárias para a execução do festival. A curadoria se preocupou em beneficiar participantes de todas as regiões do estado, para que se conheça este recorte regional. Algumas atividades contarão com intérprete de libras e todas serão gratuitas e por ordem de inscrição.

O Teatro Hebraica, proponente do projeto, dará suporte para as apresentações dos espetáculos, que serão transmitidas por meio virtual. As apresentações, cabarés, podcasts e debates estarão disponíveis como registro e instrumento de pesquisa no site do festival.

Uma arte que era só para homens

A arte da palhaçaria foi por muito tempo território de predomínio masculino. As mulheres não podiam portar a máscara e quando o faziam eram vestidas de homens. A aproximação das mulheres com essa arte se intensificou com as escolas de circo e os hibridismos entre teatro e circo, que possibilitaram que experimentassem e desenvolvessem as técnicas.

No Brasil, o movimento de Palhaçaria Feminina começou a tomar contornos mais expressivos a partir da década de 1990, por intermédio de uma série de ações desenvolvidas por artistas palhaças, como festivais, debates, pesquisas, escolas e oficinas específicas. Atualmente, conta com aproximadamente 14 festivais, que jogam luz no trabalho que está sendo feito, com diversas redes entre as mulheres: rede de Palhaças do Brasil, de Festivais de Palhaças, Rede Catarina de Palhaças, Praiaças – Movimento de Palhaças da Baixada Santista, entre tantos outros.

Programação:

22 de março, segunda

10h às 12h – Oficina Feminismos e a máscara cômica, com Ana Fuchs, Daiani Brum e Tefa Polidoro

14h às 17h – Oficina ELA – Experiência cênica para mulheres, com Kalisy Cabeda

14h às 17h – Oficina Palhaçaria Hospitalar, com Eveliana Marques

19h às 21h – Oficina Corpo Criatura: palhaçarias e comicidades desejantes, com Ana Flávia Garcia e Elisa Carneiro / Cabaré das Rachas (DF)

19h às 21h – Oficina Palhaçaria Feminista Online, com Circo di Sóladies (SP)

23 de março, terça

09h às 12h – Dramaturgia na Palhaçaria Feminina, com Karla Conká e Ana Borges (RJ)

10h às 12h – Oficina Feminismos e a máscara cômica, com Ana Fuchs, Daiani Brum e Tefa Polidoro

14h às 17h – Oficina ELA – Experiência cênica para mulheres, com Kalisy Cabeda

14h às 17h – Oficina Palhaçaria Hospitalar, com Eveliana Marques

19h às 21h – Oficina Corpo Criatura: palhaçarias e comicidades desejantes, com Ana Flávia Garcia e Elisa Carneiro – Cabaré das Rachas (DF)

19h às 21h – Oficina Palhaçaria Feminista Online, com Circo di Sóladies (SP)

24 de março, quarta

09h às 12h – Dramaturgia na Palhaçaria Feminina, com Karla Conká e Ana Borges (RJ)

10h às 12h – Oficina Feminismos e a máscara cômica, com Ana Fuchs, Daiani Brum e Tefa Polidoro

14h às 17h – Oficina ELA – Experiência cênica para mulheres, com Kalisy Cabeda

14h às 17h – Oficina Palhaçaria Hospitalar, com Eveliana Marques

19h às 21h – Oficina Palhaçaria Feminista Online, com Circo di Sóladies (SP)

25 de março, quinta

09h às 12h – Dramaturgia na Palhaçaria Feminina, com Karla Conká e Ana Borges (RJ)

18h às 20h – Pesquisas na Roda

21h – Espetáculo Cabaré das Privadas – As Theodoras – Direção Coletiva

26 de março, sexta

9h às 12h – Dramaturgia na Palhaçaria Feminina, com Karla Conká e Ana Borges (RJ)

12h – Podcast – Palhaçaria preta e branca

14h às 16h – Roda de Conversa – Palhaçaria preta e branca

21h – Cabaré Mathurine – Direção Kalisy Cabeda e Pati de La Rocha

27 de março, sábado

09 às 12h – Dramaturgia na Palhaçaria Feminina, com Karla Conká e Ana Borges (RJ)

12h – Podcast – Máscaras cômicas

14h – 16h – Roda de Conversa – Diálogos sobre criação

17h – Espetáculo Vai Passar – Eveliana Marques

21h – Cabaré da Mostra Tua Graça – Direção Lia Motta

23h – Sessão Bendita – Palco Aberto c/inscrições prévias – Direção Tiana Moon

28 de março, domingo

12h – Podcast – Palhaçaria e psicologia

14h – Espetáculo Irmãs Pulgas – Ateliê do Comediante

17h – Espetáculo Um dia, uma Palhaça – Odelta Simonetti


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua

Editado por: Marcelo Ferreira

|

Newsletter