Futebol

Inédito: Cuba busca vaga na Copa 2022 nesta quarta com jogadores que atuam no Brasil

Pela primeira vez, seleção cubana convocou atletas que jogam fora do país; três atuam no futebol catarinense

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Goleiro cubano Sandy Sanchez, que hoje veste a camisa do Navegantes Esporte Clube, em ação contra o México em 2019 - Jayne Kamin-Oncea / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP

A seleção cubana estreia nas Eliminatórias da Copa do Mundo de Futebol de 2022 nesta quarta-feira (24), contra a Guatemala, fora de casa, com uma escalação inédita. Pela primeira vez, foram convocados jogadores que atuam em ligas fora da ilha caribenha.

Até o ano passado, a Federação Cubana determinava que fossem chamados apenas atletas de clubes do país, como forma de valorizar os campeonatos locais. A orientação mudou no início deste mês, em uma tentativa de formar uma equipe mais competitiva.

Três dos 11 convocados que atuam fora de Cuba jogam no Brasil: o goleiro Sandy Sánchez, o atacante Sander Fernández e o meia Sandro Cutiño jogam no Navegantes Esporte Clube (NEC), que em dezembro caiu para a 3ª divisão do Campeonato Catarinense.


Lista dos 23 cubanos convocados para os dois primeiros jogos das Eliminatórias da CONCACAF / Divulgação / Federação Cubana

O NEC tem sede em Navegantes (SC), no Vale do Itajaí, mas desde o fim do ano passado disputa seus jogos como mandante em São João Batista (SC), na Região Metropolitana de Florianópolis.

O goleiro Sánchez é o único dos que atuam no Brasil que treinou como titular no time de Pablo Elier.


Provável escalação de Cuba para enfrentar a Guatemala / Reprodução / Futbol Centroamerica

A convocação da Seleção Cubana também é válida para o jogo contra Curaçao, em casa, no domingo (28).

Longo caminho até o Catar

As eliminatórias da Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caribe (CONCACAF) começam com 30 equipes, divididas em seis grupos. Cuba está no Grupo C, ao lado de Curaçao, Guatemala, Ilhas Virgens Britânicas e São Vicente e Granadinas.

Uma seleção de cada grupo se classifica à fase seguinte, que começa em junho. Na sequência, as seis equipes classificadas se enfrentam em uma etapa de mata-mata.

As três seleções que vencerem seus confrontos se juntam a Costa Rica, Estados Unidos, Honduras, Jamaica e México em um octogonal final, em pontos corridos. Os três mais bem colocados disputarão a Copa do Catar, em 2022, e o quarto colocado avança para uma repescagem.

O melhor resultado da história da seleção cubana foi chegar às quartas-de-final da Copa do Mundo de 1938. A eliminação veio após derrota para a Suécia.

O esporte mais popular em Cuba é o beisebol. Nessa modalidade, o país ganhou medalhas de ouro nas Olimpíadas de 1992, 1996 e 2004.

Edição: Rebeca Cavalcante