vai jogar no lixo?

Fonte proteica: programa Bem Viver ressalta valor nutricional da casca dos alimentos

Aproveitar a casca dos alimentos é uma maneira econômica de inserir mais fibras e proteínas na sua rotina

Ouça o áudio:

A casca da banana pode virar bolo ou até mesmo uma farofa - Pixabay
É possível democratizar a comida de verdade e sem desperdício

Você é dos que descasca a batata antes de mandar para o forno? Então a edição do programa Bem Viver desta quarta-feira (22) é para você! Hora de conhecer o valor nutricional presente na casca de frutas e vegetais, além de ficar por dentro de receitas deliciosas utilizando essa parte dos alimentos que muitas vezes é desprezada. 

“Aproveitar essas cascas, essas partes, traz um sério benefício para o funcionamento do nosso corpo. Porque sabemos que nas cascas e nas sementes temos muitas fibras que ajudam no funcionamento do nosso intestino e também vitaminas e minerais que vão ajudar em outras funções do nosso corpo”, explica a nutricionista Michele Yasmine. 

Existem diversas receitas que utilizam cascas em sua composição, como por exemplo, o doce de laranja. Também é possível fazer um bolo utilizando o exterior da laranja ou da banana, ou até mesmo, uma farofa. O talo vegetal, como da salsinha, também pode ser aproveitado. Além de temperar alimentos, essa parte da salsa é repleta de vitamina C, cálcio e potássio.

:: Aprenda como utilizar a casca da batata de forma saborosa ::

Dentro da Terra Indígena Uru Eu Wau Wau, em Rondônia, um grupo de invasores foi expulso do território pelos próprios indígenas. O grupo invasor havia organizado um acampamento, onde estavam munidos de muita comida, serra elétrica e outros materiais para práticas de desmatamento. Embora o território indígena Uru Eu Wau Wau seja reconhecido pelo governo federal, a proteção da terra foi fruto da organização dos povos indígenas e não do estado.

:: Servidores reagem a corte: “O governo quer que o IBGE faça uma piada de Censo?" ::

A tuberculose é uma doença pulmonar contagiosa responsável por milhares de mortes anuais. E o mês de março é conhecido por ações de combate a doença com ações focadas no dia 24 Dia Mundial da Tuberculoso. Embora exista vacina para essa doença, indivíduos imunizados podem continuar a desenvolver e transmitir a patologia. O médico Roberto Ribeiro Maranhão, membro da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade conversa com o Brasil de Fato para explicar mais sobre a infecção pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, a causadora da tuberculose. 

:: 3ª Mostra Negritude Infinita exibe 34 filmes de realizadores negros de todo o país ::

Bem Viver deu uma dica para você se distrair durante o isolamento social que nesse momento da pandemia tem se mostrado mais do que necessário. É o festival de cinema Visões Periféricas, que neste ano, acontece online e gratuito. Você sente emoção ao ver uma cena de filme que se passa na sua cidade? O festival é responsável por reunir 50 produções, entre longas e curtas, muitos produzidos por moradores de comunidades das metrópoles brasileiras. Embora a maioria dos filmes sejam do Rio de Janeiro, o evento contempla produções nacionais, indo do norte ao sul do país. 


Produção da Rádio Brasil de Fato vai ao ar de segunda a sexta-feira / Brasil de Fato / Bem Viver

Sintonize

O programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Palermo (SP); Rádio Cantareira (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG), Rádio Pife, de Brasília (DF), Rádio Cidade, de João Pessoa (PB), Rádio Palermo (SP), Rádio Torres Cidade (RS) e Rádio Cantareira (SP).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas: SpotifyGoogle PodcastsItunesPocket Casts e Deezer.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Edição: Camila Salmazio