DESGOVERNO

Artigo | 300 mil mortes marcadas pela omissão e pela incompetência

Enquanto o sistema de saúde está colapsado, a vacinação avança a passos lentos, apenas 6% da população recebeu a 1a dose

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
A vacinação avança a passos lentos em todos os cantos do país - Minsap Cuba

Há um ano o Brasil lamentava a primeira morte por covid-19. Doze meses depois chegamos à triste marca de 300 mil brasileiros e brasileiras que perderam a vida por conta de uma das piores pandemias de nossa história. Hoje, o país tem mais mortes do que todos os 27 países da União Europeia somados.

A tragédia, infelizmente, está longe de acabar. Enquanto o sistema de saúde está colapsado, a vacinação avança a passos lentos em todos os cantos do país: apenas 6% da população recebeu ao menos uma dose.

:: Brasil ultrapassa 300 mil mortos por covid; Fiocruz fala em urgência de lockdown ::

Há preocupação com o estoque de oxigênio nos hospitais e até mesmo com a possível falta de “kit intubação”. Governadores e prefeitos tentam conter o avanço do vírus com medidas mais duras de restrição, que são desrespeitadas em larga escala em todo o país.

Falta também presidente: Bolsonaro só abre a boca para falar besteiras e mentiras e se omite de suas responsabilidades. Pior: debochou diversas vezes de um vírus mortal e que já destruiu milhares de famílias: “Eu não sou coveiro”, “E daí, quer que eu faça o que?”, “País de maricas” e dezenas de outras frases infelizes marcaram sua (falta de) gestão na presidência.

Leia mais: Bolsonaro repete mentiras e enfrenta panelaço durante pronunciamento na TV e rádio

Para piorar, a população passa por uma crise econômica sem precedentes e que já afeta as refeições diárias dos brasileiros. O fim do auxílio-emergencial, em dezembro, piorou a situação. Os comerciantes estão quebrados e a população sem poder de compra.

Segundo a Fundação Getúlio Vargas (FGV), o ano de 2021 começou com 27 milhões de brasileiros (12,8% da população) na miséria. Mais de 6,2 milhões estão vivendo com menos de R$ 157 por mês e mais de 10 milhões já não têm o que comer.

Bolsonaro e seus ministros precisam começar a trabalhar pelo país e agilizar a vacinação do nosso povo. O Brasil não tem mais espaço para amadores e que brincam com a vida da população.

 

* Luiz Fernando é deputado estadual (PT/SP)

** Este é um artigo de opinião. A visão do autor não necessariamente expressa a linha editorial do jornal Brasil de Fato.

Edição: Rebeca Cavalcante