Assista

Pressão do Centrão contra Bolsonaro e as reviravoltas do STF no Tempero da Notícia

Programa traz comentários sobre os principais acontecimentos políticos da semana em formato de revista semanal

Ouça o áudio:

O Tempero da Notícia vai ao ar todo sábado, às 11h, no canal do Youtube do Brasil de Fato - Vanessa Nicolav
Centrão ameaça com remédios amargos e fatais caso mudanças no combate à pandemia não sejam adotadas

A reviravolta no Supremo Tribunal Federal (STF), que decidiu, por 3x2, pela parcialidade do ex-juiz Sergio Moro, é o destaque do Tempero da Notícia desta semana, uma produção do Brasil de Fato, com apresentação do jornalista Rodrigo Vianna.

A decisão contou com voto do ministro Kassio Nunes - indicado de Bolsonaro - em favor de Moro, e uma esperada, mas mesmo assim surpreendente, mudança de voto da ministra Carmén Lúcia contra o ex-juiz. Com a suspeição confirmada, as condenações proferidas por Moro contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva estão anuladas.

Por outro lado, Bolsonaro se vê cada vez mais pressionado. Uma carta assinada por empresários e economistas brasileiros - vários deles, antes alinhados ao governo federal - pedindo medidas mais enérgicas no combate à pandemia de covid-19 desestabilizaram a base bolsonarista no Congresso.

O presidente da Câmara, Arthur Lira, faz linha dura e ameaça Bolsonaro com "remédios amargos e fatais", caso mudanças na postura federal não sejam adotadas.

No Senado, o presidente Rodrigo Pacheco conduziu sabatina com Ernesto Araújo, ministro das Relações Exteriores, onde senadores "imploraram" sua saída da pasta, alegando incompetência de Araújo na condução da diplomacia brasileira.

No quadro Cafezinho, Vianna destaca as homenagens que bordadeiras têm realizado, no Rio de Janeiro, para as vítimas da covid-19. O grupo Bordados pela Vida estão construindo um grande painel para lembrar daqueles que já se foram.

Na Argentina, a Secretaria de Direitos Humanos promove homenagem às Avós da Praça de Maio, mulheres que incansavelmente lutam pela memória daqueles que desapareceram na Ditadura Militar argentina. As mulheres são recebidas nas portas de suas casas por emocionantes serenatas.

O programa vai ao ar todo sábado, às 11h, no canal do Youtube. Com duração de 12 minutos, o Tempero da Notícia também é veiculado pela TVT em dois horários: às 10h45 aos sábados e 17h45 aos domingos.

São Paulo pode acompanhar o programa pela Rádio Brasil Atual (98,9 FM na Capital Paulista e 93,3 FM na Baixada Santista), nos mesmos horários de sábado e domingo. 

As edições também estão disponíveis nas plataformas de podcasts e podem ser escutadas no DeezerSpotifyGoogle PodcastsItunes e Pocket Casts.

Edição: Poliana Dallabrida