Situações opostas

Questões indígenas em vídeo: programa Bem Viver traz ficção infantil e garimpo ilegal

Além de duas situações distintas que representam os povos indígenas, edição discute a situação do bioma pantanal

Ouça o áudio:

Bem Viver vai da ficção infantil com lendas amazônicas a um vídeo de denúncias do garimpo ilegal - Marcelo Camargo / Agência Brasil
Da ficção que proõe novos olhares o Bem Viver apresenta também denúncia de realidade do garimpo

O programa Bem Viver desta segunda-feira (29) traz dois focos opostos na representação indígena em mídias audiovisuais.

A edição apresenta a série de desenho animado “As Icamiabas”, que traz em seu enredo as lendas amazônicas. Na sequência, o programa traz a denúncia de realidade do garimpo ilegal nas terras da etnia Yanomani, feita com vídeo de imagens aéreas no território. 

:: "Pandemia tornou mais dramático o que sempre existiu", diz filósofa Silvia Federici ::

O Bem Viver também compartilha entrevista sobre a situação no pantanal, após o registro do maior desmatamento da história que foi registrado no bioma. A conversa é com Renata Libonati dos Santos, do Departamento de Metereologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A entrevista foi concedida à Rádio USP. 

O programa conta ainda com a receita de Arroz Caldoso com Almôndegas, no quadro Comida de Verdade

Questões indígenas em vídeos

A abertura da edição é feita com o quadro Mosaico Cultural, apresentando a produção paraense da série de desenhos animados “As Icamiabas”.  A animação foi inspirada na lenda das "Icamiabas" ou “Iacamiabas”, índias guerreiras que formaram uma aldeia só de mulheres na Amazônia.

A ficção criada pelo Estúdio Iluminuras é narrada a partir da chamada Cidade Amazônica. 

:: Brasil tem fim de semana mais letal da pandemia: 5 mil mortos e 130 mil novos casos ::

"O grande lance da Cidade Amazônia é que a gente pense em uma Amazônia decolonial, que possa representar um exercício de como a nossa sociedade poderia se desenvolver se a gente tivesse uma outra lógica que não uma imposição europeia de valores e mercados, mas um outro tipo de relação com a vida e com os outros", relata Otoniel Oliveira, criador de "As Icamiabas" junto com Petrônio Medeiros. 

Da ficção que propõe novos olhares o Bem Viver apresenta também uma produção audiovisual com objetivo de focar melhor a realidade crimes realizados em terras indígenas.

Um estudo divulgado neste mês de março por duas associações formadas por membros da etnia Yanomami apontaram crescimento de 30% de aumento no garimpo ilegal em território indígena no ano de 2020. No ano passado, foram cerca de 500 hectares desmatados só nas terras yanomamis.  

Os pesquisadores utilizaram imagens aéreas para identificar a destruição criminosa, realizada em plena pandemia de covid-19.  

Pantanal 

O Pantanal pode sofrer ainda mais com aumento de temperatura e períodos de seca, de acordo com a meteorologista Renata Libonati dos Santos, da UFRJ. A afirmação foi dada em entrevista para a Rádio USP (Universidade de São Paulo). 

A especialista ratifica também que a estiagem registrada ano passado como a maior dos últimos 60 anos não foi por conta de fenômenos naturais. Ela confirma ainda que as proporções dos incêndios de 2020 foram de ação humana intencional.   

Arroz caldoso com Almôndegas  

A dica da vez do Comida de Verdade é o arroz caldoso de almondegas, que pode ser feito em uma única panela. A receita pode utilizar o arroz agulhinha, na tradição portuguesa, mantendo o custo mais baixo que a versão italiana. 

Letícia Massula sugere ainda a utilização de copos de whisky (300ml) para organização de até 15 porções. O preparo pode ser feito com antecedência, com o aquecimento ou finalização na hora.  


Produção da Rádio Brasil de Fato vai ao ar de segunda a sexta-feira / Brasil de Fato / Bem Viver

Sintonize

O programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Palermo (SP); Rádio Cantareira (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG), Rádio Pife, de Brasília (DF), Rádio Cidade, de João Pessoa (PB), Rádio Palermo (SP), Rádio Torres Cidade (RS) e Rádio Cantareira (SP).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas: SpotifyGoogle PodcastsItunesPocket Casts e Deezer.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Edição: Daniel Lamir