CONFLITO

Grupos armados colombianos e exército venezuelano estão em guerra há 10 dias

Confronto na fronteira já deixou seis mortos, causou 12 prisões e mais de 3 mil foram obrigadas a abandonar suas casas

Brasil de Fato | Caracas (Venezuela) |
Força Armada Nacional Bolivariana patrulha a fronteira com a Colômbia para impedir avanço de grupos irregulares colombianos. - Prensa Monagas

A fronteira sul que divide a Colômbia e a Venezuela arde há 10 dias em uma troca de fogo entre grupos irregulares colombianos e a Força Armada Nacional Bolivariana (Fanb). O ministro de Defesa, General Vladimir Padrino López, afirmou que são grupos paramilitares vinculados ao narcotráfico que cruzam a fronteira para “gerar terror” no lado venezuelano, atacando com explosivos e armas largas bases militares, sedes da companhia elétrica (Corpoelec) e da estatal petroleira Pdvsa.

A zona de conflito compreende uma área de 10 mil km² entre o estado venezuelano de Apure e o departamento colombiano de Arauca. O conflito começou no dia 20 de março, quando a Fanb identificou a presença de paramilitares colombianos no território venezuelano. Até o momento, seis homens foram mortos, 12 presos e 27 pessoas estão sob investigação em um tribunal militar na Venezuela.

Leia mais: As relações entre a oposição venezuelana e paramilitares colombianos


De acordo com a chancelaria colombiana, mais de 3 mil venezuelanos foram obrigados a migrar por conta do conflito armado. / Prensa Táchira

Dois militares venezuelanos morreram em combate e outros 20 terminaram feridos. Além dos enfrentamentos, esses grupos armados colombianos colocaram minas no território venezuelano para buscar ampliar seu controle sobre a zona.

No último domingo (28), o presidente Nicolás Maduro assegurou que os grupos irregulares são acobertados pelo governo Iván Duque para gerar uma situação de conflito armado. O ministro de Relações Exteriores, Jorge Arreaza, declarou que a Colômbia mobilizou tropas oficiais para dar proteção aos paramilitares.

Já o ministério das Relações Exteriores da Colômbia defende que são guerrilheiros apoiados pelo governo venezuelano, sem apresentar provas. Segundo a chancelaria, 3,1 mil venezuelanos migraram para várias cidades do departamento de Arauca por conta do confronto.

Relação com narcotráfico

De acordo com reportagens de meios de comunicação colombianos e venezuelanos, a região de Arauca é disputada por vários grupos armados e pelo narcotráfico. Dissidências das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), a frente de combate 10 e o grupo a mando de "Gentil Duarte" são os grupos que medem forças para controlar a zona.

"Gentil Duarte" teria relações com o grupo narcotraficante mexicano Cartel de Sinaloa, o que lhe teria conferido maior poder econômico e maior poder de fogo.

Além disso, reportagens investigativas de meios colombianos identificaram que o piloto de avião da campanha do ex-senador Alvaro Uribe Vélez e do presidente Iván Duque já havia trabalhado para o Cartel de Sinaloa.


Ex-senador Álvaro Uribe Vélez, padrinho político do presidente colombiano Iván Duque, contratou o mesmo piloto do Cartel de Sinaloa, um dos maiores grupos narcotraficantes do México. / La Nueva Prensa

Segundo as próprias autoridades colombianas, atualmente os principais operadores do tráfico de drogas e compradores de cocaína na Colômbia são os cartéis mexicanos que vendem diretamente aos Estados Unidos.

A Comissão Bicentenária Orinoco Magdalena, composta por militantes do partido Comunes (antigo partido FARC), reiterou em comunicado que não há relação dos conflitos com seu partido: “Nenhuma fora revolucionária será útil ao imperialismo, nem às oligarquias binacionais”.


Procurador geral da Venezuela revela fotos que comprovam apoio de grupo paramilitar à travessia ilegal de Guaidó por fronteira colombo-venezuelana, em fevereiro de 2019. / Divulgação

Responsabilidade para proteger

O Executivo colombiano insiste em que a onda migratória no estado Apure foi gerada por excessos cometidos pelas forças armadas venezuelanas e não pela ação dos paramilitares.

O discurso de crise humanitária é novamente defendido por Iván Duque e pelo ex-deputado venezuelano Juan Guaidó, que nmasi uma vez sugere a ativação do mecanismo Responsabilidade para Proteger (R2P) na Venezuela. O R2P defende que os países da Organização das Nações Unidas (ONU) devem intervir em nações em que o Estado deixa de cumprir seu papel na proteção dos cidadãos.


Tropas militares fazem segurança de centros de distribuição de energia no estado venezuelano de Apure, depois de explosões. / Ceofanb

Para o Executivo venezuelano trata-se de mais uma tentativa de gerar distúrbios para justificar uma ação internacional.

Desde 2019, a Venezuela denuncia na ONU a existência de acampamentos paramilitares no lado colombiano, próximo a sua fronteira. Em maio de 2020, os envolvidos na Operação Gedeón também relataram em depoimentos à justiça venezuelana que realizaram o treinamento em acampamentos paramilitares do lado colombiano da fronteira.

No começo de fevereiro de 2021, a Fanb divulgou que derrubou oito acampamentos e encontrou uma aeronave sem matrícula na região fronteiriça.

A Venezuela assegura que pedirá assessoria das Nações Unidas para desarmar as estruturas paramilitares na fronteira com a Colômbia.

Edição: Rebeca Cavalcante