Crime contra Mulher

Isa Penna vai à Justiça para que plenário da Alesp vote cassação de Cury por assédio

Presidente da Assembleia de SP decidiu que pena máxima de deputado que assediou colega deve ser a suspensão do mandato

São Paulo |

Ouça o áudio:

Em dezembro do ano passado, o parlamentar foi flagrado pelas câmeras da casa legislativa apalpando a sua colega na região dos seios - Wikimedia/Creative Commons

A deputada estadual Isa Penna (PSOL-SP) anunciou nesta terça-feira (30) que irá ingressar com um mandado de segurança na Justiça para que o plenário da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) vote a cassação do deputado Fernando Cury (Cidadania-SP).

Em dezembro do ano passado, o parlamentar foi flagrado pelas câmeras da casa legislativa apalpando a sua colega na região dos seios.

Ela reagiu na mesma hora, repelindo o deputado - que ainda insistiu em tocá-la, dessa vez nos ombros, para novamente ser repelido. A parlamentar denunciou o assédio aos órgãos de imprensa e em suas redes sociais.

:: Relembre: Vídeo flagra parlamentar Fernando Cury em assédio contra deputada em sessão da Alesp::

Já nesta terça-feira (30), o presidente da Casa, Carlão Pignatari (PSDB), decidiu que não vai colocar em votação em plenário a cassação de Cury por quebra de decoro, mas apenas sua suspensão.

A deputada Isa Penna, então, resolveu levar a questão à Justiça, conforme comentou em redes sociais:

"Estou judicializando o Caso de Assédio que sofri na Assembleia Legislativa! Acabo de protocolar, junto ao deputado Emidio de Souza (PT), que foi o relator do caso no Conselho de Ética, um Mandado de Segurança pedindo que o plenário VOTE a cassação de Fernando Cury!

"É inaceitável que o assediador continue legislando normalmente com uma punição branda que não tira seus direitos políticos, apenas o afasta por 119 dias com salário garantido para todo seu gabinete. Isso se votarem a favor desta punição. Vou atrás dos meus direitos e de justiça!"
 

 

Edição: Poliana Dallabrida