Tempo a seu favor

Você faz planejamento alimentar? Colocar em prática pode ajudar na saúde

Definir os alimentos e padronizar os horários pode também ajudar nos horários do dia a dia

Ouça o áudio:

A turismóloga e cozinheira amadora Caroline Costa compartilha diversas dicas de melhor aproveitamento da alimentação - Bem Viver na TV
Podemos pensar em quais escolhas estamos fazendo em relação a alimentação

Seu tempo anda curto e por isso você acaba se alimentando de comidas mais rápidas, processadas e que não fazem muito bem para a saúde? Pois saiba que com uma rotina e planejamento é possível otimizar o seu tempo e conseguir fazer refeições saudáveis todos os dias.

A turismóloga e cozinheira amadora, Caroline Costa ensina pelo perfil afro.sou no Instagram como mudar os hábitos alimentares no dia a dia. 

“Acredito que por conta do nosso trabalho, estudos e correria do dia a dia, talvez comemos muito mais na rua do que em casa. E para mudar isso, podemos fazer alguns pré-preparos aos finais de semana, fazer um cardápio semanal. Pensando em refeições que não fiquem tão corridas durante a semana e que você se alimente melhor”, explica. 

E ter uma alimentação saudável passa também pela escolha de onde você vai comprar seus ingredientes. Caroline afirma que comer bem de forma sustentável não significa necessariamente gastar muito.

"Podemos pensar em quais escolhas estamos fazendo em relação a alimentação. Fazer compras em feiras, mercados populares, comunidades tradicionais, movimento sem-terra. Dessa forma, faremos uma compra mais sustentável", destaca. 

Muitas vezes o mais difícil é a mudança de hábito, que exige vontade, disciplina e persistência, ainda mais em tempos difíceis de pandemia de civid-19. A jornalista, Elena Batista acompanha as receitas da afro.sou e dá dicas para quem quer começar a planejar as refeições.  

“Invista naquilo que você mais gosta e tente encontrar praticidade na sua rotina. Eu tentei fazer isso. Tiro minutinhos do meu dia para fazer saladas de frutas e pego o pouco do meu tempo para preparar e deixar pratos prontos”, detalha. 

Dicas

O primeiro passo para planejar as refeições da semana da semana é organizar horários e tipos de alimentos. Para tanto, algumas dicas importantes são:

- priorizar alimentos saudáveis na hora da compra;

- padronizar os horários das refeições;

- tentar deixar os alimentos pré-cozidos à noite para otimizar o tempo no dia seguinte; 

Outras dicas de planejamento e organização alimentar podem ser conferidas diretamente no perfil afro.sou

Edição: Daniel Lamir