Líquido da vida

Radinho BdF entra no fluxo das águas para destacar direitos pelo país

Edição apresenta as diversas formas de uso e estratégias para garantia de direito aos recursos hídricos

Ouça o áudio:

Edição apresenta a importância dos programas de convivência com o semiárido para garantir acesso à água - Brasil de Fato
Por muitos anos se acreditou que não era possível viver bem no sertão por conta da falta d'água

O Radinho BdF desta quarta-feira (31) entra no fluxo do uso sustentável e da importância da água para a vida do planeta. A edição viaja pelo país para conferir as diferentes relações humanas com os recursos hídricos. 

Das estiagens e medidas emergenciais que afetaram áreas urbanas das metrópoles brasileiras, o programa também destaca a importância de programas e políticas que podem garantir o direito á água em regiões semiáridas, conhecidas pela irregularidade na precipitação de chuvas. 

Além disso, o Radinho BdF também adentra as brincadeiras, dicas e contação de histórias que envolvem a água. 

Semiárido 

Um dos pontos de viagem radiofônica do Radinho BdF é o semiárido brasileiro. A edição fala sobre os programa de convivência com o semiárido desenvolvidos pela Articulação Semiárido para garantir água para beber, cozinhar, plantar e criar animais durante todas as épocas do ano. 

Uma das convidadas, Ita Porto de Oliveira, da ONG Diaconia, defende que nos sertões brasileiros a questão primordial para a garantia do direito à água é uma questão política e não da natureza.   

"Por muitos anos se acreditou que não era possível viver bem no sertão por conta da falta d'água, causada por essa pouca quantidade de chuvas. Por isso muitas pessoas sofreram sem água para beber e sem água para produzir seus alimentos", explica Ita Porto.  

Ao mesmo tempo, a edição confere a situação de vida das famílias que conquistaram tecnologias sociais para a convivência com o semiárido, com as cisternas de placas.

Plantar na água

Ana Cláuda Leite, do Instituto Alana, sugere plantarmos na água. A dica começa com a escolha de um pote e pode render uma plantinha a partir de uma raiz como batata doce ou inhame, por exemplo.  

Historinha

Um rio que queria encontrar o mar. Essa é a história contada por Alessandra Visentin que tem como título  "A lenda das areias". A narrativa traz um trajeto de um olho d'água que vai desaguar no oceano. 

Cobranças

Além de destacar a importância na região semiárida, crianças compartilham mensagens de cobrança pelo direito à agua em todas as regiões do país.  


Toda quarta-feira, uma nova edição do programa estará disponível nas plataformas digitais. / Brasil de Fato / Campanha Radinho BdF

Sintonize

O programa Radinho BdF vai ao ar às quartas-feiras, das 9h às 9h30, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista. A edição também é transmitida na Rádio Brasil de Fato, às 9h, que pode ser ouvida no site do BdF.

Em diferentes dias e horários, o programa também é transmitido na Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), e na Rádio Terra HD 95,3 FM.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o Radinho BdF de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].

Edição: Daniel Lamir