FIQUE EM CASA

Jornal Brasil Atual Edição da Tarde | 2 de abril de 2021

Fiocruz lança cartilha orientando população a ficar em casa na Páscoa

Ouça o áudio:

Fiocruz recomenda que medidas mais rígidas devem ser reforçadas na Páscoa, celebrada neste domingo (04) - Foto: Érika Fonseca
nenhuma outra medida, além do isolamento social, é capaz de impedir a transmissão do vírus

Feriados antecipados, lockdown, circulação restrita e comércios fechados. Todas essas medidas, entre outras, são extremamente necessárias para combater o avanço da pandemia de covid-19, que vem batendo recordes diários nas últimas semanas no Brasil. Durante a Páscoa, que é celebrada neste domingo (4), essas medidas devem ser reforçadas, uma vez que é comum, nesta data, a reunião de familiares e amigos. 

Continua após publicidade

Por isso, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) atualizou a sua cartilha “Cartilha Covid-19 – preservar a vida é a melhor maneira de celebrar a Páscoa” de recomendações para as festas de fim de ano com orientações para a população a ficar em casa durante a Semana Santa e no domingo de Páscoa.

“Com o aumento do contágio e mortes por covid-19 em todo o país, feriados como a Páscoa, quando famílias costumam se reunir, tendem a se tornar causas de agravamento da pandemia”, publicou a Fiocruz no lançamento da cartilha.

O documento, que está disponível no formato digital no site da Fundação, lembra que nenhuma outra medida, além do isolamento social, é capaz de impedir totalmente a transmissão do novo coronavírus. 

Ainda assim, caso seja de extrema necessidade sair de casa, é importante seguir todas as orientações relativas ao uso de máscara, como usá-la sempre, guardá-la, quando necessário, em um saco, e ter sempre uma máscara de proteção extra para a realização da troca.

Lembrando que as medidas recomendadas devem ser vistas como obrigatórias caso sair de casa seja uma necessidade. Mas o mais recomendado, sempre, é ficar em casa

Confira todos os destaques do dia no áudio acima. 

------ 
O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, na frequência da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual.

 

Edição: Douglas Matos