Assista

Tempero da Notícia: trocas ministeriais e Bolsonaro acuado pelo "Centrão"

Programa com o jornalista Rodrigo Vianna traz comentários sobre os principais acontecimentos políticos desta semana

Ouça o áudio:

Rodrigo Vianna é jornalista desde 1990. Durante sua trajetória, já passou pela Folha de S. Paulo, TV Cultura, Globo e Record - Vanessa Nicolav

As trocas ministeriais de um governo acuado abrem o programa Tempero da Notícia desta semana, uma produção do Brasil de Fato, com apresentação do jornalista Rodrigo Vianna.

A saída de Ernesto Araújo do Ministério das Relações Exteriores já era aguardada. Mas, no mesmo dia, uma dança das cadeiras no Ministério da Justiça, na Advocacia Geral da União, no Ministério da Defesa, na Secretaria de Governo e na Casa Civil, revelou a necessidade do governo federal de recompor forças, em um momento de grande desgaste.

Para completar, uma demissão conjunta dos três chefes das Forças Armadas: Exército, Marinha e Aeronáutica. Os militares deixaram o cargo em apoio a Fernando de Azevedo e Silva, demitido do Ministério da Defesa, por supostamente não compactuar com o desejo bolsonarista de politizar as Forças, em um momento de recorde de rejeição ao presidente.

O programa ainda traz a alta de mortes por conta da pandemia, o rearranjo do "Centrão" em busca de um nome para a disputa presidencial e a entrevista do ex-presidente Lula ao jornalista Reinaldo Azevedo.

Nesta semana, o quadro Cafezinho foi substituído pela Sobremesa, para trazer uma dica de série: o drama sueco "Califado". Em exibição na Netflix, a trama conta a história de jovens de origens em países do Oriente Médio, que se rendem aos chamados do Estado Islâmico e migram para regiões onde os extremistas travam guerras.

O programa vai ao ar todo sábado, às 11h, no canal do Youtube. Com duração de 12 minutos, o Tempero da Notícia também é veiculado pela TVT em dois horários: às 10h45 aos sábados e 17h45 aos domingos.

São Paulo pode acompanhar o programa pela Rádio Brasil Atual (98,9 FM na Capital Paulista e 93,3 FM na Baixada Santista), nos mesmos horários de sábado e domingo. 

As edições também estão disponíveis nas plataformas de podcasts e podem ser escutadas no DeezerSpotifyGoogle PodcastsItunes e Pocket Casts.

Edição: Poliana Dallabrida