Corrida eleitoral

Lula aparece à frente de Bolsonaro para eleições 2022, aponta pesquisa XP/Ipespe

Rejeição ao governo chega a 60% e pode comprometer candidatura do atual presidente

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

No último levantamento da XP/Ipespe, Lula aparecia com 25% das intenções de votos e Bolsonaro, à frente, com 27% - Miguel SCHINCARIOL / AFP

A nova pesquisa da XP/Ipespe mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na disputa eleitoral de 2022, à presidência da República. O petista tem 29% das intenções de voto, contra 28% do ex-capitão.

No último levantamento da XP/Ipespe, Lula aparecia com 25% das intenções de votos e Bolsonaro, à frente, com 27%. O empate técnico, mas com vantagem numérica ddo petista, é mantido também no segundo turno. O ex-presidente tem 42% e Bolsonaro 38%.

Leia também: Pesquisa aponta empate técnico entre cinco candidatos à Presidência do Peru

Caso queira chegar à corrida eleitoral de 2022 com chances de vitória, o presidente precisa reverter a rejeição à sua gestão, que não para de crescer. Em 11 de março, a pesquisa do Datafolha indicava que 45% dos brasileiros avaliavam negativamente o governo de Bolsonaro. Agora, o índice chegou em 60%.

A XP/Ipespe entrevistou mil pessoas, entre nos dias 29, 30 e 31 de março, em todo o território nacional. A margem de erro, aponta o instituto, é de 3,2 pontos percentuais para o total da amostra.

Edição: Leandro Melito