Meio Ambiente

Preservação: programa Bem Viver destaca iniciativa que visa a proteção do pirarucu

O Projeto de Manejo Sustentável do Pirarucu na Terra Indígena Paumari envolve seis comunidades da região amazônica

Ouça o áudio:

Quando adulto, o tamanho do pirarucu varia entre 2 e 3 metros e o peso, entre 200 e 300 quilos. - Divulgação / Ipam
O pirarucu é um dos maiores peixes de água doce do mundo

Nesta segunda-feira (05), o Bem Viver apresenta um projeto de manejo sustentável, desenvolvido na Terra Indígena Paumari, localizada no estado do Amazonas, que tem como objetivo proteger um dos maiores peixes de água doce do mundo, o pirarucu. O animal vive principalmente nas águas calmas da região amazônica e frequentemente é alvo da pesca predatória. 

::  Afinal de contas, o que é o manejo florestal de base comunitária? ::

Meio Ambiente

A edição faz um convite para o Festival de Cinema Ambiental da Chapada Diamantina. A mostra vai exibir até o dia 10 de abril, pelo site facine.art.br, 21 filmes de todo o Brasil que buscam promover a reflexão sobre as questões socioambientais locais e nacionais. 

Outra destaque é a ação ilegal de garimpeiros que mudaram o curso do rio Itajaí, localizado no município de Mucajaí (RO). Após a ação, os homens comemoram a prática criminosa. 

:: Brasil segue líder isolado no ranking mundial de destruição de florestas tropicais ::

Pandemia

No podcast "A covid-19 na semana", voccê confere a entrevista que a repórter Cristiane Sampaio fez com a médica de família e comunidade Nathalia Neiva dos Santos que fala sobre os principais destaques da semana, como a campanha de imunização e o agravamento da pandemia. 

:: "Camarote de vacinação" pode retirar imunizantes do SUS, alerta ex-ministro da Saúde ::

E para tentar minimizar os efeitos da crise gerada pelo coronavírus, movimentos populares seguem mobilizados para que a população mais vulnerável tenha acesso a uma renda que atenda todas as necessidades básicas durante a pandemia. Outra reivindicação é a vacinação para todos e todas e uma saúde pública de qualidade. Todas essas exigências fazem parte do manifesto pela vida, lançado pela Jornada Internacional de Luta Anti-Imperialista, para marcar o Dia Mundial da Saúde, celebrado no próximo 7 de abril. 


Produção da Rádio Brasil de Fato vai ao ar de segunda a sexta-feira / Brasil de Fato / Bem Viver

 

Sintonize

O programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Palermo (SP); Rádio Cantareira (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG), Rádio Pife, de Brasília (DF), Rádio Cidade, de João Pessoa (PB), Rádio Palermo (SP), Rádio Torres Cidade (RS) e Rádio Cantareira (SP).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas: SpotifyGoogle PodcastsItunesPocket Casts e Deezer.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

e

Edição: Michele Carvalho