SAÚDE SEXUAL

A camisinha feminina pode ser usada para sexo anal?

Pode sim. A camisinha feminina, que chamamos de preservativo interno, pode ser introduzida na cavidade retal

Ouça o áudio:

camisinha femina
O preservativo interno pode ser introduzido até 8 horas antes da relação sexual - Créditos da foto: Reprodução
O preservativo interno também é distribuído gratuitamente nas unidades básicas de saúde do SUS

Pergunta de Vitória, 29 anos, redutora de danos

Pode sim. A camisinha feminina, que chamamos de preservativo interno, pode ser introduzida na cavidade vaginal e também na cavidade retal. Por isso chamá-lo de feminino não é o mais apropriado, uma vez que pode ser usado tanto na relação pênis-vagina como na relação pênis-ânus.

O preservativo interno pode ser introduzido até 8 horas antes da relação sexual; pode ser usado com qualquer lubrificante (e também já vem lubrificado) e é mais eficaz para proteção contra o HIV e outras DSTs porque cobre a área externa da cavidade vaginal ou anal.

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

Assim como o externo (ou masculino), o preservativo interno também previne a gravidez por ser um método de barreira e não pode ser reutilizado. Os dois tipos de preservativo não devem ser usados juntos, uma vez que o atrito entre eles pode levar ao rompimento.

Uma desvantagem é que o preservativo interno é mais caro e não é tão facilmente encontrado nas farmácias e supermercados. Porém, ele também é distribuído gratuitamente nas unidades básicas de saúde do SUS, assim como o externo.

Sofia Barbosa é enfermeira do Sistema Único de Saúde, Coren MG 159621

Edição: Elis Almeida