Forbes

Jornal Brasil Atual Edição da Tarde | 8 de abril de 2021

Endividamento dos brasileiros durante pandemia por falta de emprego pode explicar novos bilionários, explica economista

Ouça o áudio:

Fórum Social Mundial 2010 - Porto Alegre (RS) - 29 de janeiro de 2010 - JEFFERSON BERNANRDES / AFP

Segundo estudo da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, divulgada na segunda-feira (5), 116 milhões de pessoas estão vivendo em situação de insegurança alimentar no Brasil. Esse número representa mais da metade da população brasileira. 

No ano passado com a pandemia, 19,1 milhões (9% da população) de brasileiros ficaram em extrema situação de vulnerabilidade, passando fome. Esse número tão alto foi visto há 17 anos, quando a taxa estava em 9,5%. 

Para a economista Marilane Teixeira, "o desemprego causado pela pandemia e a inflação que aumentou o preço dos alimentos básicos contribuíram para esse cenário".

Continua após publicidade

O Brasil que passa fome é o mesmo que fez 11 novos bilionários durante a pandemia. 1 bilhão é igual a mil milhões, ou o número 1 seguido de nove zeros. 

A ampla maioria dos novos bilionários na lista da revista Forbes atua no setor financeiro. Para o economista e professor da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, William Nozaki, o endividamento dos brasileiros durante a pandemia por conta da perda de empregos gerando juros e taxas altas, além de novos empréstimos, podem explicar a existência dos novos bilionários no Brasil. 

Para Teixeira, o governo federal é responsável por este aumento da vulnerabilidade das famílias, uma vez que faltaram políticas de combate à pandemia.

Maria das Graças Xavier, da Coordenação da União Nacional Por Moradia Popular e conselheira do Direito à Cidade Nacional do Direito Humano explica que a solidariedade "mesmo servindo de muleta neste momento não é o suficiente". E sem o amparo do governo a situação está cada vez pior.

*Com informações de Larissa Bohrer.

Confira a reportagem e o jornal completo no áudio acima. 

-------------

O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, na frequência da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual.

Edição: Mauro Ramos