Crime hediondo

Vereador Dr. Jairinho e esposa são presos acusados por morte do menino Henry no Rio

A criança de 4 anos era enteada de Jairinho; investigações indicam que o vereador agredia o menino com chutes na cabeça

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |

Ouça o áudio:

O laudo médico aponta que o menino Henry, de 4 anos, teve hemorragia interna e laceração hepática - Arquivo pessoal

Na manhã desta quinta-feira (8), o vereador do Rio de Janeiro (RJ) Jairo Souza Santos Júnior (Solidariedade), conhecido como Dr. Jairinho, e sua esposa Monique Medeiros da Costa e Silva foram presos acusados pela morte de Henry Borel Medeiros, de 4 anos. A criança era filha de Monique e enteada de Jairinho.

O casal foi alvo de mandados de prisão temporária por 30 dias. A polícia monitorava a casa onde estavam desde a última segunda-feira (5).

Leia também: Alerj aprova lei que impõe prioridade de investigações de crimes contra crianças

As investigações da Polícia Civil indicam que o vereador agredia o menino, com chutes e pancadas na cabeça, e que a mãe sabia. No entanto, nos depoimentos oficiais, Jairinho, Monique e a babá disseram que a relação da família não era baseada em conflitos.


Dr. Jairinho é vereador do Rio desde 2004; formado em medicina, nunca exerceu a profissão / Divulgação

Henry morreu no último dia 8 de março. O laudo médico aponta que o menino teve hemorragia interna e laceração hepática, provocada por ação contundente, e que o corpo da criança apresentava equimoses, hematomas, edemas e contusões que indicam traumas anteriores à morte. 

Na última semana, um executivo da área da saúde afirmou que o vereador entrou em contato para tentar impedir que o corpo de Henry fosse encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), onde foram confirmadas as agressões à criança.

Leia também: Após tentar adiar interrogatório, Witzel depõe e chora em defesa contra impeachment

Jairinho foi eleito pela primeira vez em 2004, aos 27 anos, herdando os passos eleitorais do pai, o coronel da Polícia Militar e deputado estadual, Jairo Souza Santos Júnior. Neste ano, foi o vereador mais votado do Partido Social Cristão (PSC) no Rio de Janeiro. Ele é formado em medicina, mas nunca exerceu a profissão, apesar de usar doutor em seu registro oficial como político.

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Mariana Pitasse