Minas Gerais

Coluna

O compromisso coletivo com a vida

Imagem de perfil do Colunistaesd
A luta pela sobrevivência da população passa pelo direito à renda, à vacinação e pela soberania nacional - Créditos da foto: Mídia NINJA
É impossível ser feliz com pessoas com fome e doentes em nossa sociedade

Os últimos doze meses trouxeram para toda a população mundial desafios que não estavam na agenda política global como prioridade. A economia capitalista com a financeirização da vida empurrou a humanidade a pensar a partir dos altos e baixos medidos pelas bolsas de valores e pela especulação monetária.

Países foram quebrando a medida que os mais ricos foram criando mecanismos de proteção para as suas grandes fortunas, manipulando a grande massa de pessoas que vivem de vender a sua força de trabalho em empregos cada dia mais precários e destruindo a natureza na obtenção de matéria prima.

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

O que nas últimas décadas era uma previsão se tornou realidade na vida de milhões de pessoas. A opção dos ricos pelo lucro em detrimento da vida em todo o planeta está mais explícita a cada ano. Não se trata de teorização vaga ou hipótese. A realidade social mostra que a humanidade está no caminho errado.

A luta pela sobrevivência da população no Brasil passa pelo direito à renda, à vacinação e pela soberania nacional. Não por acaso estas pautas são bandeiras dos movimentos sociais brasileiros. São respostas a um país assolado pelo negacionismo e estruturas de governo insensíveis ao genocídio dos mais pobres.

As lutas sociais no país são também contra o racismo, pela agroecologia, pelo cooperativismo, pelo feminismo, pela cidadania LGBTQI+, pelos direitos humanos e pelo socialismo. Porque a vida só faz sentido quando percebida na coletividade. É impossível ser feliz sozinho, cantava o poeta. Bem como é impossível ser feliz com pessoas com fome e doentes em nossa sociedade.

Devemos todas e todos estar atentos aos movimentos e frentes de luta para unir forças e proporcionar um levante ao modelo societário posto. Uma outra ordem, não apenas é possível, mas necessária.

Leonardo Koury Martins é assistente social, professor, conselheiro do CRESS-MG e militante da Frente Brasil Popular.

Edição: Elis Almeida