Bem Viver

Programa Bem Viver desmente fake news e mostra que não é só rico que gosta de livros

Para equipe econômica do governo federal pessoas das classes mais baixas não tem hábito de leitura

Ouça o áudio:

A legislação brasileira isenta as empresas do pagamento dos impostos PIS e Cofins para impressão de livros. - Pixabay
76% dos brasileiros de todas as classes sociais gostam de ler

Na edição desta sexta-feira (09), o Programa Bem Viver apresenta a pesquisa, Retratos da leitura no Brasil, realizada pelo Instituto Pró-Livro, que mostra que 76% dos brasileiros de todas as classes sociais gostam de ler. O estudo desmente o argumento da equipe econômica do governo federal, de que no Brasil só os ricos se interessam por livros, para retirar as isenções tributárias sobre as publicações. 

Vacinação

Mesmo após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que obrigou o governo a incluir toda a população indígena, mesmo os que não vivem em aldeias, no grupo prioritário para receber a vacina contra o coronavírus, algumas cidades da grande São Paulo seguem negando a imunização para indígenas que vivem no meio urbano. 

:: Quebra de patentes: urgência do tema chega ao Congresso e esquenta debate político ::

Política Pública

Em 2001, o Brasil aprovava a Lei Antimanicomial, que assegurava os direitos de pacientes com transtornos psiquiátricos. Entre outras pautas, o texto trazia o combate à ideia de que a internação compulsória em manicômios é a saída mais apropriada para essas pessoas. 

Para falar sobre os 20 anos da lei e os sucessivos ataques que ela vem sofrendo desde 2016, a repórter do Brasil de Fato, Lu Sudré conversou com a vice-presidente da Associação Brasileira de Saúde Mental (Abrasme), Ana Paula Guljor. 

:: Dor, frustração e luto: profissionais da psicologia relatam rotina na linha de frente ::

Agroecologia

Os moradores do acampamento Marielle Vive, localizado na cidade de Valinhos (SP), cultivam uma horta comunitária em formato de mandala. Além da beleza das figuras geométricas formadas pelas plantações agroecológicas, esse tipo de horta também tem um resultado muito eficiente, com aumento considerável na produção. 

:: No Central do Brasil, a luta pela redução dos agrotóxicos no país ::


Produção da Rádio Brasil de Fato vai ao ar de segunda a sexta-feira / Brasil de Fato / Bem Viver

Sintonize

O programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Palermo (SP); Rádio Cantareira (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG), Rádio Pife, de Brasília (DF), Rádio Cidade, de João Pessoa (PB), Rádio Palermo (SP), Rádio Torres Cidade (RS) e Rádio Cantareira (SP).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas: SpotifyGoogle PodcastsItunesPocket Casts e Deezer.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

 

 

 

 

Edição: Michele Carvalho