Contra a fome

Giro de solidariedade: conheça as Cozinhas Solidárias e o projeto Mães da Favela

Movimentos populares se organizam em todo o Brasil para combater a crise social e sanitária; veja exemplos

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
O projeto "Cozinhas solidárias", do MTST, deve chegar a 16 cidades até o final de abril - Divulgação/MTST

O programa Central do Brasil, uma parceria entre o Brasil de Fato e a TVT, produz todas as semanas o quadro Giro de Solidariedade, que dá visibilidade a ações solidárias praticadas por movimentos populares de todo o Brasil durante a pandemia de covid-19.

Continua após publicidade

Nesta semana, o quadro destaca a inauguração de duas novas unidades do projeto Cozinhas Solidárias do Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Sem Teto (MTST), no Distrito Federal e em Boa Vista (RR).

Relembre: Para combater “pandemia da fome”, MTST inaugura cozinha solidária em SP

A iniciativa arrecada alimentos, produz refeições e distribui a famílias em situação de vulnerabilidade, além de dar apoio jurídico sobre o acesso ao auxílio emergencial. Além das duas novas unidades, já há cozinhas solidárias operando em São Paulo, Rio de Janeiro e Alagoas; e o MTST espera ter cozinhas em 16 cidades até o final de abril

Outro destaque do quadro é a campanha de solidariedade Mães da Favela, uma iniciativa da Central Única das Favelas (Cufa) que leva comida e ajuda financeira a mulheres pobres das periferias das grandes cidades.

É possível ajudar pelos sites apoie.se/cozinhasolidaria e maesdafavela.com.br.

Saiba mais assistindo ao quadro Giro de Solidariedade.

O Central do Brasil é um programa de coprodução Brasil de Fato e TVT, com apoio de movimentos populares das Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, e traz informações e outros conteúdos voltados à formação da classe trabalhadora. O programa vai ao ar segunda a sexta-feira, às 20h, na Rádio Brasil Atual (98,8 FM) e na rádio web Brasil de Fato.

Edição: Rodrigo Chagas