reações

Oposição condena tentativa de interferência de Bolsonaro na CPI da Covid

Em áudio vazado pelo senador Kajuru, Bolsonaro tenta se esquivar de investigação e pede impeachment de ministros do STF

|

Ouça o áudio:

“Mais uma vergonha. Presidente da República tramando perseguição contra ministro do Supremo", disse Flávio Dino (PCdoB), governador do Maranhão - Valter Campanato/Agência Brasil

O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), condenou a conversa mantida entre o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o senador Jorge Kajuru (Cidadania-DF) sobre a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19, que seria instalada com o objetivo investigar a atuação do do Executivo durante a pandemia que já deixou mais de 350 mil mortes.

Continua após publicidade

Na conversa, divulgada por Kajuru, o presidente pressiona o senador pela mudança de objeto da CPI, para que não se concentre apenas nas omissões do Governo Federal e investigue governadores e prefeitos. “Kajuru, se não mudar o objeto da CPI, ela vai pra cima de mim”, disse Bolsonaro.

O chefe do Executivo ainda diz que o impeachment de ministros do STF deve ser pautado na casa legislativa.

:: Leia mais: CPI da Covid: gestão Bolsonaro tende a viver mais desafios para estabilidade política ::

“Mais uma vergonha. Presidente da República tramando perseguição contra ministro do Supremo. É o sujeito mais despreparado que já ocupou a presidência na história do Brasil”, escreveu o governador em seu perfil no Twitter.

O presidente nacional do PSOL, Juliano Medeiros, também comentou sobre o caso e pediu o impeachment de Bolsonaro.

“Imaginem um áudio de QUALQUER presidente da República de esquerda ou centro-esquerda pressionando para alterar o requerimento de convocação de uma CPI. Daria impeachment no dia seguinte. Mas com esse presidente da Câmara covarde que é o Arthur Lira, pode ficar por isso mesmo”, tuitou.