Minas Gerais

EDUCAÇÃO

Universidade oferece curso sobre saúde coletiva e periferias

A formação transdisciplinar, gratuita e on-line é destinada a todos os interessados

Belo Horizonte | Brasil de Fato MG |
grafite em paraisópólis
O projeto é uma formação que envolve diversas disciplinas e saberes do movimento sanitário e da educação popular - Créditos da foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

O projeto de extensão “Saúde Coletiva e Periferias” é uma formação que envolve diversas disciplinas e saberes do movimento sanitário e da educação popular. O curso é resultado da cooperação entre a Universidade Emancipa, que é um centro nacional de formação em educação popular, o InformaSUS da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) e diversos movimentos sociais e será realizado ao vivo, entre os dias 4 de maio e 8 de junho com transmissão pelo canal de YouTube da Rede Emancipa.

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

A proposta do curso

A formação transdisciplinar tem o objetivo de refletir sobre saúde coletiva na pandemia sob a ótica dos movimentos sociais, ativistas, especialistas e saberes a respeito da realidade sanitária brasileira e mundial.   

Temas que serão discutidos

Lutas urbanas e periféricas pela saúde; Lutas dos povos originários, águas, campo e floresta pela saúde; Modos de viver e amar: LGBTTQIA+ em luta pela saúde; Lutas antirracistas pela saúde; Lutas feministas pela saúde; Lutas das populações privadas de liberdade pela saúde.

Quem pode fazer?

A formação é aberta a todo público, em especial lideranças de movimentos sociais, pessoas de grupos sociais periféricos, estudantes dos ensinos médio e superior, pós-graduandos, docentes e técnicos.

Inscrições

As inscrições estão abertas desde o dia 26 de março e vai até 8 de junho pela página do curso. Todos os inscritos receberão certificado de 30 horas, que será emitido pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Mesmo com os encontros em andamento, os interessados poderão se inscrever.

 

Edição: Elis Almeida