Eleições

Lula venceria Bolsonaro com diferença de 18 pontos no 2º turno em 2022, diz PoderData

Pesquisa mostra petista também na frente em cenário de primeiro turno; Ciro e Huck aparecem empatados em terceiro

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Petista é o que aparece com maior número de intenções de voto em todos os cenários testados
Petista é o que aparece com maior número de intenções de voto em todos os cenários testados - Pedro Stropasolas/Brasil de Fato

Pesquisa divulgada nesta quarta-feira (14) pelo instituto PoderData, mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em um eventual segundo turno na eleição presidencial de 2022 contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), abriu um vantagem de 18 pontos percentuais e seria eleito o próximo mandatário da República neste cenário.

O instituto foi a campo em todo o Brasil e realizou 3.500 entrevistas entre os dias 12 e 14 de abril. Segundo a pesquisa, o petista teria 52% contra 34% do atual presidente. A eleição presidencial está marcada para 2 de outubro de 2022. Até hoje, porém, os direitos políticos de Lula seguem ameaçados por decisões judiciais que deverão ser tomadas pelo Supremo tribunal federal (STF) nos próximos dias. 

O PoderData captou uma piora das intenções de voto para Bolsonaro na comparação com duas semanas atrás, quando apenas Lula e Ciro Gomes (PDT) venceriam o ex-capitão do Exército em um eventual 2º turno, e por uma menor margem de vot. Apesar disso, Bolsonaro segue sendo o preferido de aproximadamente um terço do eleitorado brasileiro, de acordo com o levantamento.

::STF decide que plenário julga nesta quinta anulação de sentenças de Moro contra Lula::

Pelos dados da pesquisa, Bolsonaro perderia hoje num confronto direto para Lula (52% X 34%) e para o empresário e apresentador da TV Globo Luciano Huck (48% X 35%).

Contra outros três possíveis candidatos testados, Bolsonaro ficaria apenas em situação de empate técnico (a margem de erro da pesquisa é de 1,8 ponto percentual, para mais ou para menos): Bolsonaro 38% X 37% João Doria (PSDB); Bolsonaro 38% X 37% Sergio Moro (sem partido) e Bolsonaro 38% X 38% Ciro Gomes.

Como se nota, Lula é o virtual candidato que alcança o maior número de intenções de votos entre todos os nomes testados.

Com relação ao primeiro turno, a pesquisa aponta em primeiro lugar, com 34% das intenções de voto, à frente de Bolsonaro (31%), Ciro Gomes, do PDT, que tem 6% e está empatado com Luciano Huck no mesmo patamar.

Edição: Vinícius Segalla