Terra Livre

Jornal Brasil Atual Edição da Tarde | 15 de abril de 2021

Abrasco promove debates no mês de abril sobre as questões indígenas

Ouça o áudio:

Camponeses e camponesas distribuem cestas de alimentos aos povos indígenas Pankariri e Kariri Xocó, em Porto Real do Colégio, região agreste do estado de Alagoas - Vinícius Braga

Desde 2004, o Abril Indígena organiza o Acampamento Terra Livre, atividade conjunta de resistência dos povos indígenas do Brasil, levando, desde então, centenas de povos originários a ocuparem Brasília.

Em 2021, segundo ano de pandemia, acontece mais uma edição virtual do projeto Abril Indígena, entre os dias 5 e 30 de abril. Em apoio ao Abril Indígena, a Abrasco se une a outras entidades para promover debates sobre as questões envolvendo a saúde da população indígena.

Ana Lúcia Pontes, coordenadora do Grupo Temático Saúde Indígena da Abrasco, afirma que neste momento de pandemia, com o colapso na saúde e o atraso na vacinação, os debates chamam a atenção para assuntos importantes, como a defesa da saúde pública.

A primeira live aconteceu nesta quarta-feira, às 16h00, com o tema “Vacina contra Covid-19 e povos indígenas”. 
Sonia Guajajara, Coordenadora Executiva da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) que participou de transmissão de abertura, avalia que a pandemia aumentou os problemas sofridos pela população indígena. E neste momento, a luta pela vida e pelos direitos se intensificou.

Gersem Baniwa, filósofo, antropólogo e professor da Universidade Federal do Amazonas, que também participou da live de abertura, explica que os debates online"dão maior visibilidade às questões indígenas, levando mais informações a todos".

Pelo canal da Abrasco no Youtube é possível rever o primeiro debate do projeto “Ágoras Temático” e acompanhar as próximas lives, sempre às quartas-feiras, às 16h00. 

*Com informações de Larissa Bohrer.
 

Confira o jornal completo no áudio acima. 

------ 
O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, na frequência da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual.

Edição: Mauro Ramos