Tensão entre Poderes

Nunes Marques arquiva ação sobre impeachment de Alexandre de Moraes

Iniciativa de tentar afastar ministro do STF foi do senador Jorge Kajuru (Podemos-GO), que articulou ação com Bolsonaro

|
Ministro indicado ao STF por Jair Bolsonaro contrariou desejo do presidente da República - Marcos Corrêa/PR

Kassio Nunes Marques, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), nomeado por Jair Bolsonaro (sem partido), determinou, nesta quinta-feira (15), o arquivamento da ação movida pelo senador Jorge Kajuru (Podemos-GO), que previa a análise de pedido de impeachment do ministro Alexandre de Moraes.

Continua após publicidade

Na avaliação de Nunes Marques, o STF não pode interferir em um processo de impeachment, que não tenha sido analisado pelo presidente do Senado, pois a questão precisa ser votada primeiramente no plenário da Casa.

::Diálogo entre Kajuru e Bolsonaro mostra desejo do presidente de não ser investigado::

O objetivo de Kajuru era criar efeito similar à decisão do ministro Luís Roberto Barroso, que determinou a abertura da CPI da Covid pelo Senado, depois de mandado de segurança impetrado pelo senador.

Entretanto, neste caso a CPI preenchia todos os requisitos para ser instalada e, portanto, não precisava da aprovação prévia dos parlamentares.

Gargalhada

O sorteio de Nunes Marques como relator da ação sobre o pedido de impeachment de Alexandre de Moraes deixou Jair Bolsonaro eufórico. Quando soube da notícia de que o processo ficaria com seu aliado no STF, o presidente chegou a gargalhar. Bolsonaro criticou Moraes inúmeras vezes.