Reforma Agrária

Abril Vermelho é destaque no programa Bem Viver

Além do direito à terra no Brasil, edição destaca a luta organizada contra os agrotóxicos

Ouça o áudio:

O Massacre de Eldorado dos Carajás completa 25 anos neste sábado (17) - Foto: Felipe Peres
o MST decidiu, de forma muita criativa, garantir a memória de Eldorado dos Carajás

O Bem Viver desta sexta-feira (16) aborda os 25 anos do Massacre de Eldorado dos Carajás, que aconteceu em 17 de abril de 1996, no estado do Pará. A edição também traz a Campanha Permanentes de Luta contra os Agrotóxicos que está completando 10 anos de existência. 

:: Bolsonaro ataca o MST e movimento responde: “Deveria estar preocupado com a pandemia” ::

O programa garante ainda espaço para a música. O cantor e compositor Alceu Valença apresenta seu disco mais recente, "Sem pensar no amanhã", em conversa com a Rádio UFMG. 

Abril Vermelho 

Neste sábado (17), o episódio brutal do Massacre de Eldorado dos Carajás completa 25 anos. No dia 17 de abril de 1996, cerca de 1500 trabalhadores e trabalhadoras rurais marchavam em protesto que saia de Eldorado dos Carajás (PA) e seguia para Belém (PA). 

Leia mais: “A Reforma Agrária é para produzir alimentos ao povo brasileiro”, afirma Stedile

Na época, existia um acordo com o governo estadual do Pará para a realização do ato, mas, de última hora, 150 policiais militares iniciaram o massacre no conhecido trecho da "Curva do S". A brutalidade resultou em 21 perdidas, além de ferir 79 pessoas e causar traumas para outras.   

A partir desse fato, o Bem Viver aborda o Abril Vermelho, mês que marca a jornada de ato pelo direito à terra no Brasil. Nesta edição, por conta da pandemia do coronavírus, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) organizou atos virtuais. 

Leia mais: MST promove coletiva de imprensa sobre 25 anos do Massacre de Eldorado do Carajás

"Mesmo no contexto da pandemia, em que a aglomeração não é possibilitada, o MST decidiu, de forma muita criativa, garantir a memória de Eldorado dos Carajás, fazendo ações de caráter simbólico, mantendo um distanciamento sociais, ocupando as redes sociais, para fazer de forma coletiva e a mística, e de forma muito contundente, a memória de Eldorado dos Carajás", afirmou Ayala Ferreira, da Direção Nacional do MST, pelo Coletivo Nacional de Direitos Humanos, durante entrevista. 

Luta contra os agrotóxicos

Se, por um lado, há uma luta histórica para favorecer uma Reforma Agrária Popular no país, por outro, as pautas contrárias também ascenderam nos últimos anos.

Leia também: Agroecologia: a alternativa contra o uso dos agrotóxicos

Na última década, no embalo do modelo de produção do agronegócio, o Brasil se tornou o país que mais consome agrotóxicos em números absolutos.

O levantamento sobre a situação brasileira diante dos venenos agrícolas é feito pela Campanha Permanente contra os Agrotóxicos e pela Vida, iniciativa que completou 10 anos de existência, no último 7 de abril. 

Leia mais: "Coquetel de veneno": organizações denunciam risco crescente do uso de agrotóxicos

Sobre o tema, o Bem Viver conversa sobre as conquistas e desafios de uma década da Campanha Permanente contra os Agrotóxicos e pela Vida com Alan Tygel, um dos coordenadores do projeto. 

Alceu Valença

A música de Alceu Valença está presente na edição através de entrevista e um trechinho de "Anunciação", gravada em 1983. O artista pernambucano concedeu uma entrevista à Rádio UFMG apresentando o processo de criação do disco "Sem pensar no amanhã", lançado recentemente em plataformas digitais.   


Produção da Rádio Brasil de Fato vai ao ar de segunda a sexta-feira / Brasil de Fato / Bem Viver

Sintonize

O programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Palermo (SP); Rádio Cantareira (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG), Rádio Pife, de Brasília (DF), Rádio Cidade, de João Pessoa (PB), Rádio Palermo (SP), Rádio Torres Cidade (RS) e Rádio Cantareira (SP).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas: SpotifyGoogle PodcastsItunesPocket Casts e Deezer.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Edição: Daniel Lamir