Justiça

Jornal Brasil Atual Edição da Tarde | 16 de abril de 2021

Mudanças promovidas por governo Bolsonaro colocam em risco Comissão de Anistia

Ouça o áudio:

Primeira Caminhada do Silêncio, em homenagem aos presos, mortos e desaparecidos pela ditadura militar e a todas as vítimas de violência do Estado - 31 de março de 2019 - Tiago Macambira

Desde quando assumiu a Presidência da República em 2019, Jair Bolsonaro tem colocado em prática medidas para enfraquecer as políticas de reparação e memória para as vítimas da ditadura civil-militar, de 1964 a 1985, que se concentram na Comissão de Anistia.

A primeira mudança feita por Bolsonaro foi a transferência da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça para o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, de Damares Alves.

Como consequência da alteração, Damares modificou o regimento interno da comissão.

Outra mudança observada é o baixo número de requerimentos de indenização aprovados pela comissão, que já havia caído durante o governo temer. Atualmente, sob comando de Bolsonaro, a queda tem sido ainda maior.

Dados do Diário Oficial da União e de relatórios da comissão coletados pelo El País mostram que, neste ano, até o momento, foram apenas 13 pedidos deferidos para 630 indeferidos, resultado de uma política de governo que nega os resultados desumanos da ditadura militar. É o que afirma Eneá de Stutz e Almeida, professora associada da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília e coordenadora do grupo de pesquisa “Justiça de Transição”.

Em uma entrevista concedida à revista Isto É em 2019, Damares afirmou que iria estabelecer um momento para o fim das reparações às vítimas de perseguição política da ditadura civil-militar.

Além de ilegal, a ameaça de pôr fim às reparações é perigosa, pois "representa o desejo do governo de ir contra o Estado Democrático de Direito", como explica Eugênia Augusta Gonzaga, procuradora regional da República, coordenadora do grupo de trabalho “Memória e Verdade” da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão e ex-presidente da Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos.

*Com informações de Júlia Pereira. 

Confira a reportagem e o jornal completo no áudio acima.

------ 
O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, na frequência da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual.

Edição: Mauro Ramos