Rio Grande do Sul

Mobilização

Movimento Vacina Já realiza ação para lembrar as vítimas da covid-19

Ação aconteceu nesta quinta (15), na cidade de Novo Hamburgo, Região Metropolitana de Porto Alegre 

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Ato se repetirá neste sábado (17), cobrando maior velocidade na vacinação - Alex Glaser

Integrantes e apoiadores do Movimento Vacina Já instalaram cerca de 400 cruzes próximo ao Monumento do Sapateiro, no coração de Novo Hamburgo, Região Metropolitana de Porto Alegre, na tarde desta quinta-feira (15), simbolizando as vidas perdidas pela covid-19 no município e no Brasil. Além de uma forma de memória às vítimas da pandemia, o ato também serviu para cobrar a aceleração na vacinação da população. Na noite do ato, a Guarda Municipal apreendeu as cruzes, afirmando que para o próximo ato o Departamento de Trânsito deverá ser informado. 

Localizada a cerca de 39 km de Porto Alegre e com uma população estimada de 247.032 habitantes, Novo Hamburgo é a quarta cidade gaúcha em relação a vidas perdidas por conta da covid-19 e a sétima em relação ao número de pessoas contaminadas em todo o estado. Até o momento, a cidade tem 702 vidas perdias e 21.137 pessoas já contaminadas com o novo coronavírus, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, nesta sexta-feira (16), 

“Estamos nos aproximamos de 360 mil mortos em todo o país, sendo quase 700 em Novo Hamburgo (dados de 12 de abril de 2021). A vacinação, por outro lado, não acompanha o mesmo ritmo", critica a organização do ato. "Qualquer retomada das atividades econômicas e das aulas presenciais só ocorrerá com tranquilidade com a vacina. O Movimento Vacina Já em Novo Hamburgo vem para cobrar que os governos viabilizem a vacinação de todas e todos e para conscientizar a população da importância dos protocolos sanitários orientados pela ciência, combatendo os discursos negacionistas”, complementa.


No sábado (17), às 9h30, as cruzes serão colocadas no próximo local, no canteiro central da Avenida Vitor Hugo Kunz / Alex Glaser

O Movimento é aberto e composto por integrantes da sociedade e por entidades, como o Sindicato dos Professores Municipais de NH, o Sindicato dos Comerciários de NH, o Sindicato dos Sapateiros e das Sapateiras de NH e o 14º núcleo do CPERS, além do vereador Enio Brizola (PT).

“Queremos demonstrar que cada vida perdida tinha um rosto, uma identidade, tinha família, amigos e colegas. As cruzes simbolizam isso. Queremos também cobrar vacina já para todas e todos, que é a única forma de combatermos de vez a pandemia e evitarmos as mortes” disse Gabriel Ferreira, presidente do SindprofNH e integrante do movimento.

No sábado (17), às 9h30, novas cruzes serão colocadas no próximo local, no canteiro central da Avenida Vitor Hugo Kunz, próximo ao entroncamento com a Rua Ícaro, no bairro Canudos. Este é o maior bairro da cidade é também o que apresenta mais contaminados e vítimas fatais.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira