PANDEMIA

Anvisa libera coquetel de medicamentos contra a covid para uso exclusivo em hospitais

Composto é recomendado para casos iniciais da doença, não será vendido em farmácias e não previne infecção

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Coquetel de medicamentos aprovado não é recomendado para pessoas que estão em estado grave da infecção pelo novo coronavírus - Tarso Sarraf/AFP

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou, nesta terça-feira (20), o uso emergencial de dois medicamentos experimentais contra a covid-19.

O coquetel, desenvolvido pela farmacêutica suíça Roche, tem a combinação de dois anticorpos: casirivimabe e imdevimabe (Regn-CoV2), que bloqueiam a entrada do vírus na célula.

:: Leia também: Últimas notícias da vacina: menos de 50% das capitais receberão doses da Pfizer ::

Os remédios precisam ser administrados juntos e por infusão intravenosa. É indicado apenas para adultos e crianças (a partir de 12 anos ou que pesem no mínimo 40 kg) que não precisam de suplementação de oxigênio. A orientação da farmacêutica é usá-los para o tratamento no estágio inicial da doença.

O medicamento não é recomendado para pessoas que estão em estado grave e também não deve ser usado precocemente ou para a prevenção da doença. Além disso, ele não irá substituir a aplicação das vacinas contra a covid-19.

:: Leia também: Falso médico defensor do Kit Covid vem a óbito; em Santa Maria, distribuição vira lei ::

O coquetel já foi aprovado para uso emergencial nos Estados Unidos, no Canadá e na Suíça. Além disso, a Agência Europeia de Medicamentos também recomendou o seu uso.

Em novembro de 2020, a FDA, agência regulatória estadunidense equivalente à Anvisa, aprovou o uso experimental do coquetel, aplicado no ex-presidente Donald Trump ao contrair a infecção pelo novo coronavírus, em mês antes.

Este é o segundo medicamento aprovado pela Anvisa para o tratamento da covid-19 no Brasil. Em março, a agência aprovou o uso do antiviral remdesivir.

 

*Com informações da Agência Brasil e do portal G1

Edição: Poliana Dallabrida