Abril Vermelho

Cinco dias, 67 toneladas de alimentos: programa Bem Viver destaca doação do MST no PR

Ação iniciou na quarta (14) e aconteceu em 13 cidades do Paraná em alusão ao Dia Nacional de Luta pela Reforma Agrária

Ouça o áudio:

Doação de alimentos do MST na cidade de Paranavaí (PR) no último final de semana - Foto Breno Thomé Ortega
Desde o início da pandemia, MST já entregou mais de 400 mil toneladas de alimentos

"Só a gente sabe a importância disso". Essa foi a reação de Marcelino Lemos, de 60 anos, ao receber a doação de alimentos durante a jornada do Abril Vermelho, mês de mobilização nacional dos movimentos do campo pela luta por terra. Ele vive com a esposa e os filhos na ocupação Vila Jardim Veneza, no bairro Tatuquara, em Curitiba (PR).

Continua após publicidade

A última semana foi repleta de ações do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), por todo país, para marcar o Dia Nacional de Luta pela Reforma Agrária, comemorado em 17 de abril, quando aconteceu, em 1996, o Massacre de Eldorado dos Carajás, data marcada pela morte de 21 trabalhadores sem-terra pela Polícia Militar do Pará.

No Bem Viver de hoje você confere os detalhes de como foi a mobilização da última semana no Paraná e no Brasil inteiro.

Sistema faliu 

O programa traz uma entrevista sobre o colapso no sistema de saúde do país com o médico da família e comunidade Aristóteles Cardona, da Rede Nacional de Médicas e Médicos Populares. O especialista, que atua na linha de frente do combate à pandemia, é enfático em afirmar que os profissionais de saúde pelo Brasil não estão dando conta de atender todos os pacientes. "Colapso não é só que o que a gente viu na Itália ou no Equador, o que a gente tá vivendo aqui se chama colapso"

Semana do choro

O final desta semana é marcado por uma data muito importante para a música brasileira. Na sexta-feira (23) se comemora o nascimento de Pixinguinha, considerado o pai do choro. Em homenagem ao mestre, o data recebeu o título de Dia Nacional do Choro. No programa de hoje você confere uma programação especial que acontece ao longo da semana exaltando esse gênero musical tradicional brasileiro. 


Produção da Rádio Brasil de Fato vai ao ar de segunda a sexta-feira / Brasil de Fato / Bem Viver

Sintonize

O programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Palermo (SP); Rádio Cantareira (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG), Rádio Pife, de Brasília (DF), Rádio Cidade, de João Pessoa (PB), Rádio Palermo (SP), Rádio Torres Cidade (RS) e Rádio Cantareira (SP).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas: SpotifyGoogle PodcastsItunesPocket Casts e Deezer.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Edição: Lucas Weber