SAÚDE

Para comemorar ano de inclusão, entidades LGBTI fazem campanha de doação de sangue

A ação "Todos Podem Doar" será realizada em maio e tem o objetivo de aumentar os bancos de sangue em Pernambuco

Brasil de Fato | Recife (PE) |
O Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou em 8 de maio de 2020 a restrição de doações de sangue por homossexuais - Foto: TCH7075

A Aliança Nacional LGBTI+ está promovendo uma campanha de doação de sangue em todo o Estado de Pernambuco. Com o mote “Todos Podem Doar”, a ação é em comemoração a um ano da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que suspendeu restrições à doação de sangue por homossexuais, bissexuais, travestis e transexuais.

A campanha vai ser realizada durante todo o mês de maio e visa aumentar os estoques dos bancos de sangue de Pernambuco. A campanha tem a parceria do Instituto Boa Vista, Instituto Transviver e Club Metrópole.

“Se todo sangue é testado porque o sangue LGBT era descartado? Aí onde mora a punição às relações homoafetivas, e a culpa de que até seu sangue é sujo. Imagina como um LGBT era constrangido num ato de amor? Vamos juntos promover essa campanha”, convoca a coordenadora do (Aliança) Nacional LGBTI+ em Pernambuco, Maria do Céu.

::11 de junho de 2020: Ceará é o primeiro estado brasileiro a permitir doações de sangue de homossexuais::

O diretor presidente da Aliança Nacional LGBTI+, Tony Reis, falou sobre a importância da doação. "Qualquer pessoa pode doar sangue, desde que não tenha práticas de risco. Se você não tem práticas de risco, independente da sua orientação sexual, você pode fazer esse gesto de solidariedade. Doar sangue é contribuir com a vida”, enfatizou.

Em decisão histórica, o Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou em 8 de maio de 2020 a restrição de doações de sangue por LGBT. A maioria dos ministros do STF votou por tornar inconstitucional as regras da Anvisa e do Ministério da Saúde, consideradas como discriminatórias.

Como doar

Para doar, a pessoa deve ter entre 16 anos e 69 anos e 11 meses (59 anos e 11 meses para a primeira doação). Os menores de 18 anos precisam da presença do responsável legal (pai ou mãe), bem como levar xerox da identidade.

Para agendar o atendimento no Recife, que funciona de segunda a sábado, basta ligar para o número 0800-081-1535. O agendamento é feito de segunda a sexta-feira entre as 07h e 19h. Para ligações interestaduais, ligue no (81) 3182-4630.

O Hemope, localizado na Rua Joaquim Nabuco, 171, no bairro das Graças, na Zona Norte do Recife, recebe doações de todos os tipos de sangue.

Os interessados em doar no Banco de Sangue Hemato não precisam agendar horário, basta comparecer à unidade na Rua Dom Bosco, no bairro Boa Vista, próximo à Praça Chora Menino e em frente ao SAMU. O local possui estacionamento para doadores no local. Informações pelo telefone (81) 3972-4050 ou WhatsApp: (81) 98107-0076.

O horário de atendimento é das 7h às 18h, de segunda a sexta, sábado, das 08 às 18h, e domingo, das 08h às 12h. O Hemato fica na Rua Dom Bôsco, 723 - Boa Vista, Próximo à Praça Chora Menino e em frente ao SAMU.

 

 

 

 

Fonte: BdF Pernambuco

Edição: Vanessa Gonzaga