PANDEMIA

Cuba terá tudo pronto para vacinação massiva com fórmulas próprias no próximo sábado

Fórmulas: Abdala e Soberana 02 serão usadas para iniciar imunização contra covid-19 com 1,7 milhão de cubanos

Brasil de Fato | Caracas (Venezuela) |

Ouça o áudio:

Campanha de vacinação contará com 11 mil centros de saúde em toda a ilha - Reprodução / Twitter

Cuba finalizará os preparativos para iniciar sua campanha de vacinação massiva contra a covid-19, no próximo sábado (24), com a abertura de 11 mil postos de saúde que se tornarão centros de vacinação. Estudantes do último ano do curso de medicina foram acionados para auxiliar na campanha e garantir uma capacidade de realização de 85 consultas simultâneas por dia.

Na primeira etapa, as autoridades sanitárias buscarão imunizar 1,7 milhão de cubanos com as duas fórmulas mais avançadas: Abdala e Soberana 02.

A ilha pretende vacinar toda a sua população até o final de 2021 e ainda oferece imunizar os turistas que visitarem o país. Cuba é a primeira nação latino-americana a desenvolver um imunizante próprio contra o novo coronavírus.

Leia também: Entenda por que apenas 10 países dominam a vacinação contra a covid-19

A vacina Abdala, desenvolvida pelo Centro de Engenharia Genética e Biotecnologia de Cuba, já foi testada em 124 mil voluntários durante as distintas etapas dos testes clínicos. 

Já a vacina Soberana 02, desenvolvida pelo Instituo Finlay, tem duas combinações distintas que estão sendo testadas, ambas baseadas na proteína RBD (receptor-binding domain/domínio de união ao receptor), e usou como base um imunizante criado em 2004 contra o vírus Influenza.

Cuba atravessa uma segunda onda da pandemia de covid-19, registrando 1.006 novos casos nas últimas 24 horas. Até o  momento, a ilha caribenha acumula um total de 96.760 infectados, sendo que pouco mais de 5 mil estão ativos, e 547 faleceram pela doença, segundo dados do Ministério de Saúde Pública.

Com o aumento dos contagios, o governo cubano voltou a impedir a circulação interestadual e limitar a abertura do comércio. 

Cooperação 

A fórmula Abdala também será produzida na Venezuela e a proposta é que o imunizante abasteça um banco de vacinas dos países da Aliança Bolivariana dos Povos da Nossa América (Alba-TCP). 

Além disso, na última terça-feira (20), o presidente cubano Miguel Díaz Canel conversou por telefone com seu homólogo russo, Vladimir Putin para reforçar os convênios bilaterais relacionados ao combate à pandemia. 

 

 

 

* ERRATA

Na publicação original desta matéria, constava a informação de que a campanha de vacinação massiva contra a covid-19 em Cuba começaria neste sábado. A matéria foi alterada às 9:30 do dia 22/04 para corrigir a informação, pois neste sábado serão abertos os centros de vacinação, contudo a campanha ainda não tem data de início.

 

Edição: Leandro Melito