Correios

Jornal Brasil Atual Edição da Tarde | 21 de abril de 2021

"Estamos numa verdadeira liquidação, como se o país fosse uma loja", diz líder da bancada do PT na Câmara, Bohn Gass

Ouça o áudio:

Greve dos Correios – ECT por melhores condições de trabalho e contra a privatização da empresa - São Paulo (SP) - 17 de setembro de 2020 - Roberto Parizotti/FotosPublicas

Enquanto o Brasil enfrenta grandes dificuldades para combater a pandemia da covid-19 e avançar no processo de imunização no país, a Câmara decidiu nesta terça (20) considerar urgente o tratamento da privatização dos Correios. A oposição criticou fortemente a prioridade pautada na Casa. "A verdadeira urgência é nos termos vacina, é ter socorro às pessoas que estão morrendo, intubadas ou precisando de oxigênio. A urgência é a de ter comida no prato das pessoas, ter empregos e apoio às micro e pequenas empresas", disse o líder da bancada do PT na Câmara dos Deputados, Elvino Bohn Gass (PT-RS), em entrevista exclusiva no Jornal Brasil Atual Edição da Tarde. 

Para o deputado, a iniciativa faz parte do processo iniciado no período de Michel Temer na Presidência da República, com medidas como o Decreto 9188: "Nós estamos numa verdadeira liquidação, como se o país fosse uma loja, algo que começou com o Temer com a medida de 'desinvestimento', isso deu origem ao processo de privatização da Petrobras, que está vendendo suas refinarias, com a Eletrobras, com a Empresa Brasileira de Comunicação (EBC)", criticou o deputado federal. Acompanhe a entrevista completa com o deputado a partir do minuto 34 do jornal.

Confira também reportagem de Larissa Bohrer sobre a queda do Brasil para a zona vermelha no ranking mundial de liberdade de imprensa. O país passou a ocupar a 111º posição da lista. 

Desde 2019, primeiro ano de mandato de Jair Bolsonaro, as coletivas de imprensa do presidente da República são interrompidas, e normalmente perguntas feitas pelos jornalistas ficam sem resposta.

Segundo Maria José Braga, presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), a situação da imprensa brasileira está comprometida desde a posse de Bolsonaro. Ela afirma que as atitudes do presidente são uma forma de institucionalizar os ataques. Por esse motivo, a federação recorreu à Justiça em defesa da liberdade de imprensa.

Confira o jornal completo no áudio acima.

------ 
O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, na frequência da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual.

 

Edição: Mauro Ramos