Lutas indígenas

Programa Bem Viver apresenta Acampamento Terra Livre e dossiê contra agrotóxicos

Sônia Guajajara comenta desmatamento recorde em março e toxicologista Karen Friedrich esmiúça dossiê sobre agrotóxicos

Ouça o áudio:

Indígenas pedem a saída do presidente em manifestação do abril indígena em Brasília nesta segunda (19)
Indígenas pedem a saída do presidente em manifestação do abril indígena em Brasília nesta segunda (19) - Scarlett Rocha
Não é possível falar de Meio Ambiente sem falar, diretamente, da questão indígena

O programa Bem Viver desta quarta-feira (21) destaca  a resistência secular dos povos indígenas e a agenda de lutas do Abril Indígena. Desde 2004, povos de diversas etnias se reúnem na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, e formam o Acampamento Terra Livre. Desde o ano passado, no entanto, o evento ocorre de maneira virtual, por causa da pandemia do novo coronavírus.

Um dos destaques é o trecho da entrevista que a coordenadora da Associação de Povos Indígenas do Brasil (Apib), Sônia Guajajara, concedeu ao Brasil de Fato Entrevista, na qual relaciona a causa indígena à causa ambiental. Segundo ela, são questões indissociáveis, e "quando falamos sobre Meio Ambiente, falamos sobre nosso corpo, nosso território e nosso espírito".

:: Confira a entrevista completa com Sônia Guajajara no Brasil de Fato Entrevista ::

“Temos hoje um governo que é totalmente inimigo dos povos indígenas, que quer praticar de forma acelerada e ilegal esse entreguismo dos territórios indígenas. Um governo que desde a sua campanha já anunciava que na sua gestão não haveria nenhum centímetro demarcado para povos indígenas”, diz Guajajara.

Veneno à mesa

O uso desenfreado dos agrotóxicos no país também é tema desta edição do Bem Viver. Nos últimos dois anos, o governo Bolsonaro liberou mais de mil novos venenos agrícolas, que não são perceptíveis ao olfato ou paladar, mas que podem causar doenças como o câncer.

"A gente reuniu uma série de estudos científicos, dados oficiais de órgãos oficiais e posicionamentos técnicos e científicos de várias instituições do Brasil. De 2017 para cá essas instituições começaram a observar o impacto nefasto de uma possível aprovação do que a gente chama de PL do Veneno", conta a toxicologista Karen Friedrich.

O PL do Veneno é o Projeto de Lei 6299/02, que aguarda votação na Câmara dos Deputados e pretende flexibilizar a Lei dos Agrotóxicos (7.802/89).

:: "Coquetel de veneno": organizações denunciam risco crescente do uso de agrotóxicos ::

 

Tiradentes

Hoje é feriado nacional de Tiradentes, como era conhecido Joaquim José da Silva Xavier, considerado um prócere nacional. Mas a data ainda é cercada de mistérios: você sabia, por exemplo, que sua cabeça foi roubada e nunca mais reapareceu? Ou que a barba e o cabelo compridos são provavelmente invenções?

O professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), João Furtado, explica que a maioria dos inconfidentes se rebelava contra a forma agressiva com que Portugal cobrava os impostos no estado.

:: Por que um feriado nacional em homenagem a Tiradentes? ::

“Ricos, principais sonegadores, tinham seus bens confiscados à força”, revela João Furtado.

“Ele era o líder que mais divulgava as ideias da Inconfidência. Ao dar muita publicidade à Inconfidência, foi identificado como o principal propagandista e escolhido para ser eliminado pela coroa”, explica o professor, questionado sobre o porquê de ter sido ele o único inconfidente morto. Outros creem que foi para servir de exemplo por ser o mais pobre entre os inconfidentes, que integravam a burguesia.

O enforcamento aconteceu na praça da Lampadosa (hoje praça Tiradentes), no centro do Rio de Janeiro (RJ). Seu corpo foi esquartejado e suas partes foram colocadas ao longo da estrada até Vila Rica (atual Ouro Preto, em Minas Gerais), onde foi exibida sua cabeça.


Produção da Rádio Brasil de Fato vai ao ar de segunda a sexta-feira / Brasil de Fato / Bem Viver

Sintonize

O programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Palermo (SP); Rádio Cantareira (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG), Rádio Pife, de Brasília (DF), Rádio Cidade, de João Pessoa (PB), Rádio Palermo (SP), Rádio Torres Cidade (RS) e Rádio Cantareira (SP).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas: SpotifyGoogle PodcastsItunesPocket Casts e Deezer.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

 

Edição: Morillo Carvalho