MEIO AMBIENTE

Joe Biden diz que EUA vai reduzir emissões de gases estufa em pelo menos 50% até 2030

Promessa foi feita nesta quinta (22) durante a Cúpula de Líderes sobre o Clima, convocada pelo presidente estadunidense

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

"Os cientistas nos dizem que essa década será decisiva, que essa é a década em que devemos tomar decisões que vão evitar as piores consequências da crise climática", disse durante discurso - Reprodução

Durante a Cúpula de Líderes sobre o Clima, que acontece nesta quinta-feira (22), o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse que o país irá reduzir as emissões de gases do efeito estufa em pelo menos 50% até 2030. 

"Os cientistas nos dizem que essa década será decisiva, que essa é a década em que devemos tomar decisões que vão evitar as piores consequências da crise climática", disse Biden, responsável pela convocação da reunião de líderes. O mandatário estadunidense tenta assumir o protagonismo na luta contra o aquecimento global.

:: Leia também: Na Cúpula do Clima, Bolsonaro mente sobre verba para fiscalização ambiental no Brasil ::

"Precisamos agir, todos nós, e essa cúpula é o primeiro passo nesse caminho que vamos percorrer juntos até Glasgow", disse Biden, fazendo referência à 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP26), que irá acontecer em Glasgow, na Escócia, em novembro.

Em 2015, após assinar o compromisso do Acordo de Paris, a meta norte-americana era de cortar as emissões entre 26% e 28% até o ano de 2025. Biden afirma que a nova meta irá transformar os Estados Unidos em uma economia neutra de emissões de carbono até 2050. 

:: Leia também: Pesquisadores e lideranças reagem às mentiras de Bolsonaro na Cúpula do Clima ::

De acordo com Biden, "nenhuma nação pode resolver essa crise sozinha"

"Estamos aqui para discutir como cada um de nós, cada país, pode estabelecer ambições climáticas mais elevadas, que vão criar empregos bem pagos, incentivar tecnologias inovadoras e ajudar países vulneráveis a se adaptarem aos impactos do clima", disse.

 

Edição: Poliana Dallabrida