A fome é urgente

Mãos Solidárias: a união de esforços contra a fome é destaque do Programa Bem Viver

Conheça iniciativas para combater problema que voltou ao país. E ainda: a necessidade de lockdown e a Cúpula do Clima

Ouça o áudio:

O retorno do Brasil ao mapa da fome é o escancaramento do projeto neoliberal - Agência Brasil
Dezenove milhões de pessoas passaram fome no Brasil em 2020

Um levantamento da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar revelou que quase duas dezenas de milhões de pessoas sentiu a barriga doer em 2020. Esta edição do programa Bem Viver tem, na abertura, uma referência ao poema "Tem Gente com Fome", do poeta pernambucano Solano Ribeiro, para tratar deste assunto tão dramático para o Brasil de 2021.

Continua após publicidade

Quando Solano lançou seu poema, em 1944, teve a obra censurada e acabou, ele próprio, preso pelo regime ditador do Estado Novo de Getúlio Vargas. Mas a força de suas palavras jamais se calou, e torna a ter razão.

Para contrapor a falta de políticas públicas que garantam o direito à alimentação, a iniciativa Mãos Solidárias, em Pernambuco, tem distribuído marmitas para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

:: Conheça as iniciativas do MST e movimentos populares para combater a fome ::

Ana Paula da Silva, da coordenação nacional do MTST, diz que a expectativa é que outra iniciativa, as Cozinhas Solidárias, cresça ainda mais e atenda cerca de 30 mil famílias.

“A necessidade e a urgência desse projeto é demonstrar que, através da organização social, da solidariedade e da empatia, dá para fazer o que o governo não faz, que é dar o alimento diário à população. Esse projeto mostra que, através da organização social, conseguimos fazer o que o governo não faz”, disse.

 

Pandemia

“É duro dizer isso, mas vai piorar muito se não fizermos nada. E tem que ser a nível nacional, com medidas sincronizadas”, afirmou o neurocientista e professor da Universidade Duke, nos Estados Unidos, Miguel Nicolelis. E não foi agora. Faz um mês, ao Brasil de Fato Entrevista. E o que vemos, um mês depois? Só nas 24 horas que antecederam a este programa, foram 3.472 mortes, chegando a 381 mil vidas perdidas.

“Não adianta fechar um estado e deixar o resto aberto porque o vírus está em todo lugar, se espalha pelas rodovias, pelos aeroportos. Podemos chegar a 500 mil na metade do ano, no meio do inverno”, disse o neurocientista.

:: Confira o Brasil de Fato Entrevista com Nicolelis ::

 

Cúpula do Clima

Fabiana Alves, coordenadora de Clima e Justiça do Greenpeace, é a entrevistada desta edição do Bem Viver. Ela comentou sobre a fala do presidente Jair Bolsonaro na Cúpula do Clima convocada por Joe Biden, como preparação dos países para a 26ª Conferência das Nações Unidas sobre o Clima, que será realizada em novembro em Glasgow, na Escócia.

"O governo Bolsonaro reafirma acabar com desmatamento ilegal em 2030 e anuncia zerar emissões de carbono em 2050, porém não possui política pública para a contenção do desmatamento. É impossível proteger a floresta dando fundos a alguém responsável por níveis recordes de desmatamento na Amazônia e violações dos direitos humanos. Em sua fala, ressalta o mercado de carbono como solução, dando às empresas de combustíveis fósseis um caminho para ‘compensar’ sua poluição com florestas, em vez de, de fato, reduzi-la", disse a coordenadora da ONG internacional de proteção ao meio ambiente.

:: Para o ex-ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, fala de Bolsonaro na Cúpula teve "muita hipocrisia e falsidade" ::

 

 


Produção da Rádio Brasil de Fato vai ao ar de segunda a sexta-feira / Brasil de Fato / Bem Viver

Sintonize

O programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Palermo (SP); Rádio Cantareira (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG), Rádio Pife, de Brasília (DF), Rádio Cidade, de João Pessoa (PB), Rádio Palermo (SP), Rádio Torres Cidade (RS) e Rádio Cantareira (SP).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas: SpotifyGoogle PodcastsItunesPocket Casts e Deezer.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

 

Edição: Morillo Carvalho