Ouça e Assista

As inverdades de Bolsonaro na Cúpula do Clima, nesta edição do Tempero da Notícia

Programa com o jornalista Rodrigo Vianna traz comentários sobre os principais acontecimentos políticos desta semana

Ouça o áudio:

Rodrigo Vianna é jornalista desde 1990. Durante sua trajetória, já passou pela Folha de S. Paulo, TV Cultura, Globo e Record - Vanessa Nicolav
Julgamento de Lula no STF chancelou decisão da segunda turma, definindo imparcialidade de Moro

Nesta semana, o Tempero da Notícia, uma produção do Brasil de Fato, com apresentação do jornalista Rodrigo Vianna, traz como destaque o discurso e a descrença geral com as promessas de Bolsonaro na Cúpula do Clima, organizada pelo presidente estadunidense Joe Biden.

Ao dizer que zeraria as emissões de gás carbônico até 2050 e que diminuiria pela metade os poluentes até 2030, Bolsonaro levantou desconfianças de ambientalistas.

No Brasil, o descompasso entre teoria e prática se deu na aprovação do Orçamento de 2021, com redução de R$ 240 milhões em verbas para o meio ambiente. Entre os valores cortados estão aqueles destinados para fiscalização e prevenção de desmatamento.

Outro destaque desta edição é o julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF), que chancelou a decisão da segunda turma da corte, definindo que o ex-juiz Sergio Moro foi imparcial nos casos que condenaram o ex-presidente Lula, em 2018.

O Tempero da Notícia traz ainda as movimentações políticas para as eleições de 2022 e o surgimento do nome de Luiza Trajano, a empresária bilionária que controla o Magazine Luiza, para a corrida presidencial. Sondada como vice de partidos progressistas e até uma eventual cabeça de chapa na disputa, Trajano se colocou a favor da privatização dos Correios. O projeto será analisado pela Câmara na próxima semana.

No Cafezinho, uma homenagem ao jornalista e artista plástico, Alípio Freire, vítima da covid-19, aos 75 anos. Fundador de importantes veículos progressistas, entre eles a revista Sem Terra e o jornal Brasil de Fato, Freire foi um incansável defensor dos direitos humanos. 

Onde ouvir e assistir

O programa vai ao ar todos os sábados, às 11h, no Youtube. Com duração de 12 minutos, o Tempero da Notícia também é veiculado pela TVT em dois horários: às 10h45 aos sábados e 17h45 aos domingos.

Moradores do estado de São Paulo podem acompanhar o programa pela Rádio Brasil Atual (98,9 FM na Capital Paulista e 93,3 FM na Baixada Santista), nos mesmos horários no sábado e no domingo. 

As edições também estão disponíveis nas plataformas de podcasts e podem ser escutadas no DeezerSpotifyGoogle PodcastsItunes e Pocket Casts.

Edição: Poliana Dallabrida