DIREITOS HUMANOS

Morre dom André de Witte, presidente da Comissão Pastoral da Terra

Bispo emérito de Ruy Barbosa (BA), ele tinha 76 anos e estava no Brasil há 45

|
Dom André de Witte foi eleito vice-presidente da Pastoral em 2018 e eleito presidente neste mês - Reprodução

O presidente da Comissão Pastoral da Terra (CPT), dom André de Witte, morreu neste domingo (25), aos 76 anos. Bispo emérito de Ruy Barbosa, na Bahia, ele havia feito teste para a covid-19 – apesar de não apresentar sintomas – e aguardava o resultado. Hoje, a Diocese informou que o religioso foi vítima de choque séptico e celulite infecciosa.

Nascido em 31 de dezembro de 1944 em Scheldewindeke, na Bélgica, filho de agricultores, ordenado sacerdote em 1968 e com formação de engenheiro agrônomo, Witte chegou ao Brasil em fevereiro de 1976, para trabalhar na diocese de Alagoinhas, também na Bahia. Seu corpo será sepultado na tarde desta segunda em Ruy Barbosa, depois de passar por três cidades da região (Ipirá, Baixa Grande e Macajuba).

:: Com Bolsonaro, número de conflitos no campo é o maior dos últimos 10 anos ::

Justa e solidária

Em novembro de 1992, foi nomeado vigário geral na diocese de Alagoinhas. Dois anos, ele foi nomeado pelo Papa João Paulo II como bispo da diocese de Ruy Barbosa. Em abril de 2020, depois de completar 75 anos, teve o pedido de renúncia aceito pelo Papa Francisco, tornando-se bispo emérito. Dom André foi eleito presidente da Pastoral em 2018 (era vice) e reeleito neste mês.

Ao se referir à ação pastoral, dom André usava a expressão “caminhar com as duas pernas”. Conforme explicava, uma para evangelizar e outra para “participar da construção de uma sociedade justa e solidária”.