Paraíba

DESIGUALDADES

Trabalhadoras Domésticas é tema do 'Prosas e Entrevistas' desta quarta (28/04)

Maria Regina Teodoro (SP) e Glória Rejane (PB) são as entrevistadas sobre a vida e o trabalho das domésticas no Brasil

Brasil de Fato | João Pessoa (PB) |
Prosas e entrevistas desta semana vai debater vida e trabalho das domésticas. - Reprodução

O programa Prosas e Entrevistas desta semana vai acontecer na quarta (28), a partir das 19h, com o tema ‘Trabalhadoras domésticas: desafios e perspectivas’. Vai ser transmitido pelo canal do YouTube do Brasil de Fato Paraíba, que você pode conferir clicando a seguir: Brasil de Fato PB.

Participam desse momento, Glória Rejane, Presidente do Sindicato das Trabalhadoras Domésticas da Paraíba e Maria Regina Teodoro, trabalhadora doméstica, militante atuante dos movimentos sociais, sindicalista, representou o sindicato de domésticas de Campinas-SP por 4 gestões e atualmente coordenadora da associação de Promotoras Legais Populares Cida da Terra de Campinas e Região.

Em 19 de março de 2020, a primeira morte confirmada por Covid-19, no Brasil, foi de uma trabalhadora doméstica, Cleonice Gonçalves, que contraiu a doença de sua empregadora que acabara de voltar de férias na Itália. Em Recife, no dia 2 de junho de 2020, a morte do menino Miguel chocou o país enquanto me Souza sua mãe passeava com o cachorro da patroa. Sarí Corte Real impacientava-se com o menino deixando-o sozinho no elevador, o que o levou à morte.

Tudo isso em meio à pandemia do novo coronavírus.

Recentemente, mais precisamente no dia 7 de abril, o marido de Ivete Sangalo, Daniel Candy, disse que a cozinheira contaminou toda a sua família com Covid-19. “A covid chegou por uma funcionária, uma cozinheira”, disse Daniel Candy. E continuou: “Então, assim, o que a gente pode fazer, a gente fez. Mas esse lance do funcionário passar uma semana aqui, folgar, enfim”, declarou Daniel.

Por todo esse contexto e para marcar o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica, dia 27 de abril, vamos conversar com Glória Rejane. Filha de uma trabalhadora doméstica, Glória Rejane da Silva Santos dormiu várias noites com fome na infância porque sua mãe não recebia o salário na data em que tinha direito. Também trabalhadora doméstica, desde 2009, Glória é líder da categoria e atua diariamente na defesa dos direitos da categoria profissional, estamos a frente do Sindicato das Domésticas da Paraíba.


Glória Rejane da Silva Santos. / Reprodução

“Cheguei em 2009 e em 2013 veio a PEC das domésticas. Foi um impacto forte que sofremos no sindicato. Era muito repórter, toda uma mídia. E aí veio esse retrocesso tão rápido. Nem deu tempo de estudar a PEC, já acontece uma nova lei, a da reforma trabalhista”, explicou Glória Rejane.

Para dialogar também sobre as questões que rondam a vida e o trabalho das domésticas no Brasil, vamos contra com a participação de Maria Regina Teodoro, que é paulista da cidade de Campinas.


Maria Regina Teodoro. / Reprodução

Trabalhadora doméstica desde os 14 anos de idade, Maria Regina Teodoro é sócia do Sindicato de Trabalhadoras Domésticas de Campinas, foi Coordenadora Geral dessa entidade por três mandatos (2004-2006/2007-2009/2016-2018). Por ter atuado como coordenadora do Projeto Trabalho Doméstico Cidadão em Campinas, foi convidada a participar da Conferência da OIT que aprovou Convenção 189 em 2011 e de curso de formação sobre o tema em 2012 na Itália. Foi representante da Fenatrad, ocupando a suplência de direção (2004-2006) e participando da Executiva Racial (2007-2009/2010-2012), na CONTRACS. Atualmente se dedica ao Projeto Promotoras Legais Populares de Campinas voltado, principalmente, para a formação de mulheres da periferia e trabalhadoras domésticas nos temas de acesso à justiça, prevenção da violência contra as mulheres e direitos trabalhistas. “Até hoje esse espaço privado é inatingível”, disse Maria Regina Teodoro durante o seminário A Centralidade do Trabalho na resistência Feminista anticapitalista, realizado em 2018, em São Paulo.

Sobre essas e outras questões o Prosas e Entrevistas vai se debruçar nesta quarta (28).

Edição: Heloisa de Sousa