Amadorismo

Live de Bolsonaro tem presidente da Funai pró-garimpo, ruídos e áudio incompreensível

Transmissão teve vários problemas técnicos do início ao fim e defesa do uso econômico de territórios indígenas

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
De pé, entre Bolsonaro e o presidente da Funai, um representante dos indígenas defendeu a plantação de espécies transgênicas em territórios progtegidos funai - Reprodução

Em sua live semanal desta quinta-feira (29), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), iniciou a transmissão ao lado do presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Marcelo Xavier, o mesmo que causou aglomeração sem máscara em terra indígena na última quarta. 

Continua após publicidade

Logo no começo da transmissão, Bolsonaro disse que “o índio quer integrar a sociedade” e que, para isso, era preciso que a terra indígena fosse usada por conta do seu “potencial”. No entanto, ele disse que o governo só iria fazer com a terra indígena “o que o nosso irmão índio quiser fazer”.

Em seguida, o presidente passou a criticar o prefeito de Araraquara (SP), Edinho Silva (PT), que praticou um lockdown para reduzir o número de mortos na cidade, com sucesso.

"A gente apela aos senhores excelentíssimos governadores: vocês, que fecham o comércio, que destroem milhões de empregos, poderiam fazer auxílio emergencial estadual", disse.

Na sequência, vieram críticas à imprensa em geral, com citação específica ao jornal O Globo e ao portal UOL. 

Desde o início da transmissão, no entanto, falhas técnicas deixaram o áudio do presidente e seu convidado praticamente incompreensíveis, o que foi criticado pelos internautas que acompanhavam a live. A situação só se normalizou com cerca de 30 minutos de programa, mas as instabilidades no som seguiram até o fim.

Nas partes das intervenções do presidente da Funai que puderam ser ouvidas, Xavier citou números de cestas básicas entregues em aldeias indígenas e afirmou que é preciso garantir aos indígenas os benefícios da agricultura mecanizada, do garimpo e da utilização de sementes transgênicas em suas lavouras.

Edição: Vinícius Segalla