Barata limpinha

Radinho BdF: lista de bichinhos de estimação inclui até baratas gigantes

Crianças e adultos falam sobre convivência e amizade com animais como cachorro, gato, peixe e galinha

Ouça o áudio:

A barata da Madagascar pode chegar a 10 centímetros e ser criada em terrário - natiibio / Pixabay
Eu tenho uma super 'cãopanheira' que me acompanha em todos os lugares

Quatro patas, bico, nadadeiras ou até anteninhas. Há uma diversidade de tamanhos, formas e texturas na lista de bichinhos de estimação presente no programa Radinho BdF desta quarta-feira (28). 

A edição conta com depoimentos sobre o companheirismo e os cuidados necessários para quem cria gato, cachorro, galinha, peixe e até baratas. 

Ouça também: Radinho BdF adentra florestas do Pantanal para conhecer sua biodiversidade

O jovem Kenzo, que mora em Curitiba (PR), cria as espécies do inseto barata de Madagascar em casa.

"Minha baratas são bem bonitas, elas têm uma coloração meio marrom, amarelo e alaranjado. Elas têm pernas mais grossas que as baratas de bueiros. Os rostos delas são pretos", descreve Kenzo.   

As baratas criadas por Kenzo ficam em um terrário. Ele afirma, inclusive, que uma das baratas conseguiu escapar e nunca mais foi encontrada. Para quem ficar com curiosidade de encontrar o inseto, vai uma dica: as espécies podem chegar a ter 10 cm de tamanho. 

Adoção, venda e funcionalidade

A edição discute ainda a adoção responsável de animais, destacando a importância de cuidados e garantia de bem estar do pet por toda a vida. Para isso, é importante que todos os membros da família que vai receber o bichinho estejam de acordo com a chegada do novo morador na casa. Assim, vale se pensar na divisão de tarefas como dar comida e banho, além de limpar o local e brincar. 

:: Criar animais em agroecossistemas reforça identidade e ancestralidade camponesa ::

Por outro lado, o Radinho BdF aborda questões que envolvem a venda de filhotes de animais domésticos. Além dos preços, que podem ser muito altos, nem todos os vendedores garantem os cuidados necessários durante a atividade comercial.   

Já Melina Reis, que trabalha com redes sociais, possui deficiência visual. Ela vive com uma cão-guia, chamada Hilary, e relatou que adora viajar e visitar pessoas conhecidas. 

"Eu tenho uma super 'cãopanheira' que me acompanha em todos os lugares, que é os meus olhos, e ela se chama Hilary. Ela é meu cão-guia, um labrador", relata. 

História

A pedagoga Bruna Melauro conta a história "Eu e meu gato", de autoria de Catherine Tuchan. A narrativa apresenta uma amizade entre uma humana e uma felina que compartilham brincadeiras, alimentos e companheirismo. Entre as ajudas mútuas, o gatinho pode ser salvo de um local que entrou e não consegue mais sair. Por outro lado, o animal pode "salvar" ao caçar um rato dentro de casa.

Sem terrinhas

O Plantão de Notícias da edição do Radinho BdF foi feito por crianças Sem Terrinha, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Elas apresentam a Parada pela Vida, uma iniciativa que fomenta os sem-terra a permanecer em casa trabalhando nas plantações e criação de animais como forma de proteção ao coronavírus. 

Ouça também: Radinho BdF: Crianças sem terrinha falam sobre as lutas do Abril Vermelho por moradia 

Vitrolinha BdF

A playlist do Radinho BdF sobre bichos inclui as seguintes músicas: "Pepe, meu cão" (Palavra Cantada); "O animal de estimação" (Grupo Cria); "De estimação" (Mundo Bita). 

:: Que tal ouvir edições anteriores do Radinho BdF? ::


Toda quarta-feira, uma nova edição do programa estará disponível nas plataformas digitais. / Brasil de Fato / Campanha Radinho BdF

Sintonize

O programa Radinho BdF vai ao ar às quartas-feiras, das 9h às 9h30, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista. A edição também é transmitida na Rádio Brasil de Fato, às 9h, que pode ser ouvida no site do BdF.

Em diferentes dias e horários, o programa também é transmitido na Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), e na Rádio Terra HD 95,3 FM.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o Radinho BdF de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Edição: Daniel Lamir