DOENÇA RESPIRATÓRIA

Tenho enfisema pulmonar. Posso tomar a vacina contra covid?

Problemas de saúde não impedem de tomar a vacina contra covid, pelo contrário, colocam a pessoa no grupo prioritário

Ouça o áudio:

A única contraindicação absoluta à vacina de covid é se a pessoa tem anafilaxia com algum dos componentes da vacina - Foto: Reprodução

Você precisará avaliar com seu médico, mas a única contraindicação absoluta à vacina de covid é se a pessoa tem história de anafilaxia (reação alérgica gravíssima com risco de morte) no contato com algum dos componentes da vacina a ser tomada.

Os problemas de saúde não te impedem de tomar, pelo contrário, te colocam no grupo prioritário, que deve receber a vacina antes do restante da população não idosa.

:: Conheça o canal da Amiga da Saúde no Spotify! ::

Os grupos prioritários são as pessoas que têm condições de saúde que aumentam seu risco de morte caso sejam infectados com o vírus da covid19. São pessoas que tenham hipertensão grave, doenças pulmonares como enfisema e asma grave, diabetes, algumas cardiopatias, anemia falciforme, síndrome de Down, obesidade mórbida (IMC igual ou maior que 40), insuficiência renal crônica (estágio 3 ou mais), doenças que levem à imunossupressão, pessoas que tiveram AVC (derrame) e pessoas vivendo com HIV.

Essas pessoas terão prioridade e poderão tomar a vacina quando ela estiver disponível para esses grupos de risco, mediante a apresentação de um relatório médico que comprove a sua doença ou condição. Ou poderão tomar a vacina quando sua faixa de idade for contemplada.

Se você tem alguma dúvida sobre saúde e vida saudável, manda um zap para mim! O número é (31) 9 8468.4731.

Um abraço e até a próxima!

Sofia Barbosa é enfermeira do Sistema Único de Saúde, Coren MG 159621.

Edição: Elis Almeida e Amélia Gomes